×
Loading ...

Como evitar que crianças pequenas fiquem cutucando crostas de feridas

Atualizado em 17 abril, 2017

As crostas de uma ferida, ou "casquinhas", desempenham um papel importante na cura do corpo. Quando a pele é cortada ou danificada de alguma forma, as células do sangue chamadas de plaquetas se unem formando um coágulo que impede o sangramento. À medida que o coágulo seca, ele se transforma em um nódulo duro. Essa crosta protege a ferida de bactérias e outros germes, enquanto ela cura, e permite que as células e os vasos sanguíneos da pele melhorem. Infelizmente, essas crostas muitas vezes começam a coçar, o que leva as crianças a cutucarem-nas. Isso impede que a lesão cure, expõe a ferida aos germes e também pode levar à criação de cicatrizes. Encontrar maneiras de incentivar seu filho a não cutucar suas feridas protegerá sua pele e ajudará seus ferimentos a curarem mais rapidamente.

Instruções

Colocar curativos em machucados pode reduzir esse problema (Aidon/Stockbyte/Getty Images)
  1. Ajude a ferida de seu filho a se curar mais rapidamente. Uma vez curada, ele não poderá mais cutucá-la, pois a crosta terá saído. Lave o ferimento todos os dias com água morna e sabão, em seguida, passe sobre a ferida um pouco de pomada antibiótica ou hidratante que contenha vitamina E.

    Loading...
  2. Cubra o ferimento com um curativo para ajudá-lo a se curar mais rapidamente e limitar o acesso da criança a ele. Escolha um curativo colorido de um de seus personagens favoritos para incentivá-lo a deixar o machucado em paz.

  3. Distraia a criança sempre que a notar cutucando a ferida. Ofereça-se para ler um livro, deixá-la com um brinquedo favorito ou levá-la para brincar do lado de fora. Se puder encontrar algo mais interessante para ela fazer do que cutucar o machucado, você conseguirá limitar seu comportamento.

  4. Crie um gráfico adesivo para recompensar seu filho por não cutucar a ferida. Dê-lhe um adesivo todos os dias em que ele se comportar. Assim que ele tiver um certo número de adesivos, ofereça-lhe uma recompensa — brincar junto com ele, sair para tomar sorvete, comprar um brinquedo, etc.

Loading...

Dicas

  • Vá ao pediatra de seu filho se os machucados se espalharem, começarem a liberar algum líquido ou estiverem extremamente dolorosos. A criança poderá necessitar de tratamento médico para que essas lesões se curem. Às vezes, um cutucar compulsivo pode até sinalizar um problema mais sério — como um transtorno — que seu pediatra ajudará a diagnosticar.

Aviso

  • Não crie uma regra na qual a criança não possa cutucar seus machucados, uma vez que nem sempre será possível aplicá-la. Embora você possa impedir essa situação quando a criança estiver por perto, ela poderá fazê-lo assim que estiver longe de sua vista. Dessa forma, ela não só cutucará os machucados, mas também aprenderá que só precisará seguir as regras quando a mãe estiver de vigília.

O que você precisa

  • Pomada antibiótica
  • Hidratante com vitamina E
  • Curativos

Referências

Loading ...
Loading ...