×
Loading ...

Como evitar a erosão em terrenos inclinados

Atualizado em 19 julho, 2017

Fatores climáticos, como chuva, vento e degelos de inverno, causam erosão em terrenos inclinados de muitos paisagismos residenciais e comerciais, assim como em ambientes naturais. Essa erosão carrega terra, rochas e outros sedimentos, causando indesejáveis voçorocas, rachaduras e secura em ladeiras. Esses resultados possuem má aparência e degradam o solo remanescente, privando a vegetação de nutrientes críticos. Mas há vários métodos de prevenção e controle da erosão para ajudar a evitar esses efeitos e manter o solo saudável. A escolha do método correto para um determinado terreno inclinado dependerá de quão íngreme ele é.

Instruções

As técnicas de prevenção da erosão impedem que os terrenos inclinados sejam danificados pela chuva, vento e degelos do inverno (NA/AbleStock.com/Getty Images)

    Terrenos inclinados baixos

  1. Cubra as áreas de declive com 5 cm de matéria orgânica composta de lascas de cascas de árvores, agulhas de pinheiros, lascas de madeira e até rochas ou pedras de rios.

    Loading...
  2. Selecione plantas para paisagismo que estabilizem a terra, como sedum, tomilho rasteiro, verbena ou outras forrações de solo. Verifique as etiquetas das plantas ao adquiri-las para ver se vicejarão com a quantidade de luz e tipo de terra do terreno inclinado.

  3. Plante a vegetação de acordo com os requisitos de espaçamento e profundidade necessários, que geralmente são listados nas etiquetas das plantas.

    Declives moderados

  1. Selecione uma rede, esteira ou manta de controle de erosão para colocar sobre a inclinação antes do plantio para impedir a erosão da área até que as raízes segurem a terra.

  2. Instale a rede de erosão de acordo com as instruções do fabricante, certificando-se de que todas as margens foram fixadas firmemente com pinos no lugar.

  3. Plante a forração do solo de sua escolha, de acordo com os requisitos de profundidade e espaçamento indicados na etiqueta da planta.

    Declives íngremes

  1. Instale uma parede de retenção de rochas ou madeira, plataforma ou outro tipo de sistema de estabilização. Use madeira tratada em qualquer tipo desses sistemas.

  2. Verifique as superfícies impermeáveis ao redor de terrenos inclinados íngremes, como estradas, estacionamentos, tetos e outras superfícies que repelem água da chuva e impedem que ela encharque o solo.

  3. Reduza essas superfícies impermeáveis instalando calhas, drenos franceses e outros sistemas de drenagem ou colocando cascalho nas estradas e caminhos em vez de pavimento. Cada uma dessas técnicas redireciona o excesso de água, estimulando-a a imergir no solo em vez de limitar seu fluxo.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de verificar junto à prefeitura para verificar o que é permitido para a instalação de paredes de retenção.

Aviso

  • Lembre-se de continuar a irrigação de suas plantas até o solo parar de absorver água. Caso contrário, você poderá lavar a terra, expondo as raízes das plantas e removendo fertilizantes e outros nutrientes que precisam permanecer saudáveis.

O que você precisa

  • Ancinho
  • Madeira
  • Material anti erosão
  • Matéria orgânica
  • Plantas de forração do solo

Referências

Loading ...
Loading ...