Mais
×

Como evitar que as janelas de uma casa fiquem embaçadas

A umidade excessiva dentro de casa pode levar a problemas de mofo durante os meses de inverno. O ar frio lá fora pode ter um efeito sobre as janelas dentro de casa quando essa umidade interna entra em contato com o vidro frio. A condensação que se forma nas suas janelas pode levá-las a embaçar, causando complicações futuras de mofo e afetando a estética das suas janelas. Várias soluções estão disponíveis para ajudar a aliviar esse problema e para prolongar a vida útil das janelas da sua casa.

Instruções

Saiba o que fazer para impedir que as janelas da sua casa embacem (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Ligue um desumidificador na sua casa e verifique o receptáculo com frequência. As casas que são propensas a um excesso de umidade ao longo do ano podem se beneficiar do uso de um desumidificador. É possível identificar o tamanho do problema de umidade com a quantidade de água que está se acumulando no receptáculo. Ao ligar o desumidificador regularmente, é possível reduzir a quantidade de umidade contida dentro da sua casa, reduzindo os riscos de mofo e neblina no interior das janelas.

  2. Limpe as suas janelas com álcool etílico. O álcool isopropílico pode reduzir as chances das suas janelas embaçarem devido a um aumento da umidade na sua casa. Quando o aquecedor estiver ligado e as temperaturas externas estiverem em um nível muito mais baixo, é possível formar condensação, causando um efeito nebuloso. O álcool utilizado para limpar as janelas diminuirá a capacidade da umidade de causar esse efeito.

  3. Experimente um produto como o Rain-X no interior das suas janelas. Foi constatado que esse tipo de produto reduz o embaçamento em janelas de carro durante as mudanças de temperatura e pode ser eficaz para o uso nas janelas de casa também. Ele pode ser facilmente encontrado em uma loja de acessórios para veículos.

  4. Cubra as janelas da sua casa com plástico para evitar a condensação durante os meses de inverno. Ao aplicar plástico no exterior das janelas, é possível reduzir correntes de ar, condensação e problemas com embaçamento. Ele pode ser colado usando tachinhas para prendê-lo ao redor da moldura externa de madeira da janela. Esse processo não só reduzirá a umidade e o embaçamento da janela, mas também ajudará na redução dos custos de aquecimento doméstico, mantendo o precioso calor dentro de casa e o frio do lado de fora.

  5. Instale ventiladores de teto dentro de casa para melhorar a circulação de ar e evitar um acúmulo de vapor de água. Eles ajudarão muito na melhoria da circulação geral do ar na sua casa. Ao dispersar uniformemente o vapor de água que está no ar da sua casa, as chances das suas janelas embaçarem podem ser reduzidas.

  6. Considere a instalação de ventiladores exaustores na sua casa. Quando estrategicamente colocados nas cozinhas e nos banheiros, eles reduzirão os níveis de umidade na sua casa levando a condensação para fora. A sua instalação reduzirá os efeitos de embaçamento que os banhos quentes podem causar nos espelhos e janelas.

Dicas

  • Pode ser uma boa ideia considerar a idade e a composição das janelas da sua casa. As janelas de vidraças duplas com isolamento podem combater um problema de umidade e embaçamento que esteja ocorrendo na sua casa, ao contrário das janelas antigas de uma única vidraça.

Aviso

  • A umidade dentro de casa pode ser uma séria preocupação de saúde. O mofo que se forma em torno das molduras das janelas deve ser eliminado para reduzir o risco de alergias e doenças. Isso pode ser feito usando um produto antimofo à base de alvejante em conjunto com as ideias acima.

O que você precisa

  • Desumidificador
  • Álcool etílico
  • Rain-X
  • Ventiladores de teto
  • Ventiladores exaustores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article