Sintomas de vazamento de freon

Escrito por shar waterhouse | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de vazamento de freon
Equipamentos de refrigeração frequentemente contêm o gás freon (refrigerating equipment image by Alexey Kuznetsov from Fotolia.com)

O gás freon, seja na forma refrigeradora gasosa ou líquida, é um auxiliar em refrigeração, ar-condicionados e na manutenção dos conteúdos de aerossol sob pressão. Essa substância química pode não somente expor a Terra a raios ultravioleta em excesso como também fazer adoecer aqueles que a inalarem em uma atmosfera fechada. Detectar os sinais e os sintomas de um vazamento de freon irá proteger vidas e a qualidade da terra, da água e do ar.

Outras pessoas estão lendo

Ataque olfativo

O gás freon não possui uma cor observável, mas tem um cheiro distinto que pode atacar os sentidos olfativos daqueles por perto. Um vazamento de freon, segundo o Hospital Infantil da Filadélfia, Estados Unidos, com frequência tem cheiro de grama recém-cortada. Em outras vezes, ele pode ter um cheiro doce como o do clorofórmio.

Palpitações cardíacas

Arritmia cardíaca pode significar a presença de vazamento de freon. Uma pessoa sem um histórico de batimentos cardíacos irregulares pode, de repente, sentir palpitações no coração e circulação sanguínea deficiente após exposição a um vazamento de freon. Os problemas de circulação de sangue também podem levar a entorpecimento dos membros.

Um vazamento de freon em um ambiente aquecido também exacerba irregularidades cardíacas. Segundo um relatório da Universidade Estadual do Colorado, Estados Unidos, freon aquecido libera gás fosgênio letal que pode criar uma nuvem esverdeada. Gás freon inalado com fosgênio pode causar aperto no peito, juntamente com palpitações.

Dificuldade em respirar

Outros sintomas de vazamento de freon incluem dificuldade em respirar e em permanecer alerta, devido aos vapores espessos criados pela substância química. Esses vapores diminuem o oxigênio atmosférico e criam um ambiente sufocante, segundo um relatório da Universidade Americana em Washington (Estados Unidos). Um vazamento de freon pode consumir tanto oxigênio que a pessoa perderá a consciência e precisará de respiração artificial ou de um tanque de oxigênio. Movê-la para um espaço externo onde há ar fresco em abundância pode ajudar na recuperação.

Irritação das membranas

O gás freon irrita as membranas sensíveis do nariz, cavidade bucal e garganta, frequentemente causando uma sensação de queimação dentro das bochechas, narinas e traqueia. Freon inalado também pode irritar os pulmões. Uma sensação de inchaço ou inflamação em quaisquer dessas áreas pode significar exposição a vazamento de freon, segundo os Serviços do Departamento de Saúde de Wisconsin, Estados Unidos. As membranas dos olhos também podem queimar devido à exposição ao freon, mas lavar os olhos depois de deixar o ambiente contaminado geralmente elimina esse sintoma.

Indisposição geral

Um vazamento de freon pode causar náusea, dores de cabeça, crises de vômito e desorientação em geral. Pensamento confuso e dificuldade para andar ou de coordenação motora também podem ocorrer. A severidade da indisposição depende da quantidade do freon liberado e o período de tempo de exposição. Os bombeiros podem oferecer soluções e orientação para qualquer pessoa que detecte um vazamento de freon e esteja sofrendo seus efeitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível