Mais
×

Como evitar que o sol esquente as janelas

Atualizada February 21, 2017

O calor irradiado pelo sol entra na casa por onde tiver um acesso, como a água. Se seu teto tiver telhas faltantes ou danificadas, a água eventualmente entrará. Da mesma forma, o sol brilhará pelas janelas. Como ninguém quer viver em uma casa sem janelas, é necessário mitigar a entrada de calor de forma criativa, sem acabar selando-se em uma caixa. As técnicas disponíveis usam elementos de design solar passivo.

Instruções

Proteja suas janelas para otimizar a luz solar entrante e diminuir o calor gerado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Trace o percurso do sol pelo norte do céu (ou pelo sul, se você estiver no hemisfério norte) e identifique as janelas que recebem a luz solar mais direta. As janelas do lado leste deixam entrar o sol da manhã, o que pode ser desejável se o ambiente ficar frio de noite. As janelas sul e oeste deixam entrar a parte mais importante do calor do sol na casa.

  2. Substitua as janelas das áreas problemáticas por outras avaliadas por organismos como o "National Fenestration Rating Council" ou programas como o "Energy Star" do "Department of Energy" (Departamento de Energia). Há um conjunto padrão de especificações para janelas, incluindo o coeficiente de calor solar ganho ou "SGHC" (o qual mede a habilidade do vidro para bloquear o calor) e o "fator U" (o qual mede a efetividade na retenção do calor). Um SGHC de 0,4 ou menor é recomendado para reduzir o calor das janelas sul e oeste, mas um fator U efetivo deve ser de 0,35 ou menor.

  3. Instale um toldo no exterior se não puder substituir as janelas. Eles podem bloquear 100% do calor do sol, mas também bloquearão toda a luz. Eles são bons para ambientes pouco usados ou janelas altas em tetos abobadados.

  4. Coloque telas solares na parte exterior das janelas. Elas também são classificadas com SHGC, mas deixam entrar a luz e preservam a vista exterior, ao contrário dos toldos.

  5. Instale um sombrite na parte interior da janela. Eles bloqueiam até 85% da radiação ultravioleta, mas você poderá ver através deles e a luz visível passará. É possível cortá-los sob medida ou comprá-los em um de vários tamanhos padrão.

Coisas Necessárias

  • Janelas NFRC ou Energy Star
  • Toldo para exteriores
  • Telas solares para exteriores
  • Sombrite para interiores
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article