O que é exame biométrico?

Escrito por sabah karimi | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O exame biométrico verifica o estado de saúde de uma pessoa de forma bem sucinta para determinar o nível de risco de certas doenças e questões médicas. Muitos empregadores e universidades incentivam suas equipes ou alunos a passar por esse tipo de exame para que essas pessoas possam começar a pensar sobre sua saúde e prosseguir o tratamento, se necessário.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

O exame biométrico é um check-up que pode identificar quaisquer problemas significativos do sistema cardiovascular e nervoso. Esse exame fornece várias medidas biométricas como níveis de colesterol para formar o perfil lipídico completo e glicose, pressão arterial, níveis de glicose no sangue e também medição de altura, peso e índice de massa corporal (IMC). Os resultados normalmente saem dentro de poucos dias após a triagem e são mantidos em sigilo.

Relevância do exame

O exame biométrico pode ser um dos vários componentes de uma bateria completa de exames. A maioria dos médicos e clínicas o realizam como parte de um programa de bem-estar que inclui o preenchimento de um questionário chamado de avaliação de risco à saúde e uma consulta. Os resultados do exame biométrico podem ajudar a identificar várias doenças ou problemas de saúde e permitir que o paciente trabalhe com seu médico para reduzir os riscos de saúde para determinadas doenças.

Componentes

Um típico exame biométrico pode levar até 15 minutos é realizado numa clínica médica ou num local apropriado no campo de trabalho ou no campus universitário. O exame pode incluir todos ou alguns dos seguintes testes: ultrassom das artérias carótidas, verificação de pressão arterial, coleta de sangue, exames de diabetes e exame de colesterol.

Tipos

A aferição da pressão é feita com um medidor de pressão convencional. O exame de sangue é realizado por meio de coleta e em seguida o material é colocado em um tubo de ensaio. Nesse caso é pedido aos pacientes que jejuem por um curto período de tempo antes de passar pela coleta. O teste de diabetes é feito por medição dos níveis de glicose no sangue. A taxa de colesterol é constatada pelo sangue que é coletado através de um pequeno furo na ponta do dedo. Esse exame mede o total de lipídios e os níveis de glucose. O ultrassom das artérias carótidas determina o fator de risco de certo paciente ter um acidente vascular cerebral, medindo a quantidade de placas bacterianas acumuladas nas artérias.

Benefícios

Os exames biométricos permitem que o paciente fique sabendo sobre seu estado de saúde atual e determina o nível de risco que essa pessoa tem de adquirir doenças comuns como diabetes, cardíacas, asma e entre outras. O médico ou enfermeiro que faz os exames pode rever os resultados com os pacientes e fazer um acompanhamento para realizar mais testes, recomendar um plano de tratamento ou programa de melhoramento do bem-estar com base em necessidades imediatas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível