Exemplos do efeito chicote

Escrito por david baugher | Traduzido por marina pastore
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Exemplos do efeito chicote
Há diversos exemplos do efeito chicote em simulações e na vida real (warehouse image by Niki from Fotolia.com)

O efeito chicote é um fenômeno observado em cadeias de suprimentos em que elementos imprevisíveis introduzidos pelo comportamento humano na parte inferior da cadeia se tornam mais pronunciados conforme sobem na hierarquia do sistema. O efeito é importante por ser frequentemente causador de deficiências sérias resultantes do pedido excessivo ou insuficiente de dado produto conforme elos da cadeia reagem exageradamente a mudanças sucessivas.

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Problemas

O efeito chicote é criado por diversos fatores. Um deles é o fato de que gerentes percebem a demanda de maneiras diferentes em pontos diversos da cadeia e fazem pedidos baseando-se nestas percepções. Outras dificuldades relevantes incluem processos de pedidos, instabilidade de preços decorrentes de promoções e outros fatores e problemas relativos a exageros intencionais da demanda do consumidor em ocasiões de racionamento e os cancelamentos subsequentes quando a demanda é normalizada.

Distribuição de cerveja

Um exemplo do efeito chicote é o jogo de distribuição de cerveja, um modelo hipotético montado para quatro atores humanos que testa a maneira como participantes de uma cadeia de suprimentos se comportam. A Conferência e Exposição Europeia do Mundo das Cadeias de Suprimentos de 2002 descobriu que quando um computador substituiu os atores humanos em todos os papéis, alcançou um custo de 228 Euros. A média dos atores humanos, por outro lado, atingiu entre 500 e 600 Euros. Em um caso, os custos chegaram a ultrapassar 1500 Euros.

Proctor & Gamble

O efeito chicote é observado também na vida real. Ele tem seu nome originado por executivos da Proctor & Gamble que passaram a observar variações inexplicáveis nas estatísticas de pedidos e suprimentos de fraldas, a despeito de uma demanda relativamente estável dos consumidores. Estranhamente, a companhia percebeu até mesmo que a variabilidade aumentou ainda mais ao observar seus próprios pedidos aos fornecedores.

Hewlett Packard

A Hewlett Packard observou um efeito similar ao da Proctor & Gamble. Ao investigar vendas de uma certa impressora HP em um varejista, a companhia percebeu que pedidos desta loja exibiam movimentações muito superiores às vistas em alterações de vendas do item. Além disso, o mesmo podia ser dito dos pedidos da unidade de impressoras da HP para outra divisão da companhia que a supria com materiais.

Soluções

Melhor cooperação e comunicação são vistos como elementos vitais na prevenção - ou, pelo menos, na diminuição das consequências do efeito chicote. Reduções no tempo de aprovisionamento também colaboram, bem como diversas variações de metodologias de envio, pedido e atribuição de preço que previnem que pequenas flutuações na demanda gerem mudanças excessivas para o distribuidor.

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