Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma

Escrito por joel barnard | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma
Alunos de nível intermediário já podem aprender o discurso indireto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estudantes de inglês como segunda língua, ou estudantes ESL (English as second language), precisarão, em algum momento, praticar o discurso indireto. Os falantes da língua inglesa usam esse tipo de discurso para contar o que alguém disse e fazem isto mudando a forma verbal na sentença. Esse tópico gramatical deve ser dado para alunos do nível intermediário em diante.

Outras pessoas estão lendo

Em minha opinião indireta

Elabore uma lista de cinco opiniões suas, baseadas em tópicos que tenha discutido na sala de aula recentemente. Você pode dizer, por exemplo, "Eu acho que o Cairo é uma cidade muito interessante" ou, "Em minha opinião, é melhor estudar bem cedo do que tarde da noite". Leia essas frases devagar para a classe. Enquanto você lê as sentenças, os alunos vão trabalhando, individualmente, para transformá-las em discurso indireto e escrevê-las. Por exemplo, "O professor disse que ele achava que o Cairo era uma cidade muito interessante", e assim por diante. Coloque os estudantes em pares para comparar suas frases antes de checar as respostas com a classe. Em seguida, coloque-os em grupos de três e peça para que eles pensem em cinco sugestões. Eles deverão se revezar para ler suas sentenças para o grupo, que as transformará em discurso indireto. Depois de 15 minutos, ou quando todos tiverem terminado, peça para que cada grupo leia suas sentenças para a classe.

Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma
Os alunos podem praticar o discurso indireto em grupos de três. (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Quando eu era criança

Leia para seus alunos exemplos de coisas que você ouvia quando ainda era criança. Por exemplo, "Meus pais me diziam que eu não podia ir para a escola sozinho" e "Minha professora me dizia que eu tinha que fazer minha lição de casa". Divida a classe em grupos de três ou quatro alunos e peça para que eles elaborem cinco sentenças sobre coisas que diziam para eles quando eram crianças. Encoraje-os a serem criativos. Por exemplo, "Minha mãe me dizia que eu não devia cavalgar nosso cachorro" ou "Minha faxineira me dizia que lamber o chão poderia me deixar doente", e assim por diante. Circule pela sala auxiliando seus estudantes se necessário. Depois de uns vinte minutos, ou quando todos já tiverem terminado, peça a cada grupo para ler suas frases para a classe.

Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma
Lembrar-se ou inventar frases sobre a infância são outro recurso para ensinar discurso indireto (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Notícias em recurso indireto

Examine o conteúdo de um jornal para encontrar um artigo curto, com muitos exemplos de discurso indireto. Esse tipo de artigo é comum em jornais. Os estudantes trabalham em pares para transformar os exemplos em discurso direto. Por exemplo "O Presidente de Fuji anunciou que estava aumentando os impostos do açúcar de beterraba" torna-se "O Presidente de Fuji anunciou 'Eu estou aumentando os impostos do açúcar de beterraba", e assim por diante. Enquanto os alunos estão trabalhando, ajude-os, caso seja necessário. Junte um par com outro para checar o trabalho deles, antes de mostrar as perguntas à classe.

Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma
Utilize jornais em sua aula (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cônjuge Irritado

Divida a classe em grupos de três e explique que um aluno de cada grupo será a esposa, um será o marido e outro o melhor amigo. Diga a eles que o marido e a esposa estão brigados, não estão conversando, e que o melhor amigo deles passará as mensagens de um para o outro. Dê dois minutos para o casal preparar uma lista de reclamações que tenham sobre o seu parceiro. A esposa começa contando ao melhor amigo algo que a desagrada. Por exemplo, "Ele esqueceu de por o lixo para fora". O melhor amigo passa essa informação para o marido em discurso indireto, por exemplo, "Ela disse que você tinha esquecido de tirar o lixo". O marido pode então responder com, digamos, "Eu não esqueci. Eu só não queria fazer isso." e o melhor amigo diz para a esposa a resposta, usando também o discurso indireto. Continue dessa maneira por cinco a dez minutos antes de trocar os papéis no grupo. de modo que todos representem cada um dos personagens. Após cinco ou dez minutos, inverta os papéis novamente.

Exercícios de discurso indireto para estudantes de inglês como segundo idioma
Nos papéis de um casal discutindo, os alunos se divertirão e aprenderão ao mesmo tempo. (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível