Exercícios divertidos para treinos de vôlei

Escrito por lisa porter | Traduzido por jessica torquato
Exercícios divertidos para treinos de vôlei
Exercícios de vôlei podem ajudar os jogadores a desenvolverem suas habilidades (volleyball silhouette image by Slobodan Djajic from Fotolia.com)

Os treinos de vôlei repetitivos podem ajudar os jogadores da sua equipe a melhorar as suas habilidades e desenvolver bons hábitos. Evite entediar a equipe escolhendo exercícios divertidos que irão manter os jogadores envolvidos. Alterne exercícios que enfatizam diferentes habilidades, tais como o passe, a defesa e o posicionamento em quadra.

Peixe morto

A brincadeira chamada de “peixe morto” pratica a mira dos jogadores e melhora a habilidade de fazer saques corretos. Divida os jogadores em duas equipes e peça para se alinharem atrás das linhas de fundo em ambos os lados da rede. Dê a cada jogador uma bola e coloque uma caixa cheia de bolas extras perto da linha de fundo de cada lado da quadra. Use fita adesiva para designar determinados pontos da quadra para os jogadores a apontarem quando sacam. Defina um limite de tempo para o exercício, em seguida, sopre o apito para indicar o início do tempo. Todos os jogadores de ambas as equipes devem começar a sacar simultaneamente. Sempre que um jogador colocar um saque para fora dos limites da quadra ou na rede, ele deve correr para um dos locais designados no lado oposto da quadra e sentar, tornando-se um “peixe morto”. Os companheiros de equipe podem resgatá-lo se derem um saque e ele puder dar uma manchete sem se levantar. A equipe com o menor número de peixes mortos no final do jogo vence.

Exercícios de defesa

Exercícios de defesa da bola ajudam os jogadores a aprender a se levantar rapidamente e salvar a bola antes de atingir o chão. Coloque metade da equipe atrás de uma linha de fundo e a outra metade por trás da outra linha de fundo. Comece o exercício com dois jogadores de cada linha em quadra. Os jogadores devem estar deitados de barriga pra baixo e esperar você para soprar o apito. Quando apitar, os jogadores devem saltar para cima e olhar para a bola. Atire a bola para um lado da quadra quando você soprar o apito. Se a bola bater no chão, os jogadores devem retornar para o fim de suas linhas. Se um dos jogadores salvar a bola com um peixinho, poderá jogar de novo. Continue esse exercício até que todos os jogadores participem várias vezes.

Posicionamento

Esse desafiador exercício de configuração exige que os jogadores passem a bola entre si de forma contínua. Os jogadores podem fazer este exercício por conta própria em casa, bem como no treino. Dê a cada jogador uma bola e peça para se espalharem pela quadra. Os jogadores devem deixar bastante espaço entre si. Quando você soprar o apito, todos os jogadores devem se posicionar por conta própria. Dê instruções enquanto os jogadores se posicionam. Instrua-os a ficar de joelhos, sentar de pernas cruzadas e, eventualmente, deitar-se, ao mesmo tempo definindo um lugar para ficar. Em seguida, instrua os jogadores a ficarem de pé novamente. Os jogadores que deixarem a bola ficarão de fora. Continue até que apenas alguns jogadores permaneçam e deixe-os ficar descansando enquanto os outros fazem uma rodada de corrida em velocidade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível