Saúde

Exercícios oculares de ioga para hipermetropia

Escrito por lorraine shea | Traduzido por andressa v. da nobrega
Exercícios oculares de ioga para hipermetropia

A hipermetropia pode ser corrigida com óculos

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O problema ocular que faz com que não enxerguemos bem de perto, chamado de hipermetropia, e com que objetos distantes pareçam mais nítidos do que os que estão perto. O problema pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser, mas a ioga oferece outra opção possível, especialmente para os problemas comuns causados pela hipermetropia: dores de cabeça e olhos cansados. Assim como a ioga ajuda a manter o corpo flexível e saudável, também pode tonificar os músculos dos olhos, melhorar sua habilidade em focar e reduzir a tensão. Para fazer os exercícios, use roupas confortáveis e um tapete de ioga.

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Postura do leão

Fique de joelhos, em seu tapete de ioga, e sente-se sobre os calcanhares, com um pé sobre o outro e as solas voltadas para cima. Puxe o umbigo para dentro, tensionando os músculos da barriga, e alongue a espinha, para levantar o peito e sentar-se bem ereto. Descanse as mãos sobre as pernas e relaxe os ombros. Foque o olhar de maneira relaxada, na ponta do nariz. Inale profundamente e então abra bem a boca, coloque a língua para fora e diga "Ahhhh". Você deve imitar o rugido de um leão. Volte à respiração regular, por alguns ciclos. Repita a sequência quatro vezes. Cruze os pés do lado inverso e repita a sequência inteira por cinco vezes.

Alongamento

Sente-se confortavelmente em seu tapete de ioga. Olhe o máximo possível para cima. Olhe para baixo, o máximo possível. Repita quatro vezes. Pisque algumas vezes. Olhe completamente para a esquerda e então olhe completamente para a direita. Repita quatro vezes. Pisque algumas vezes.

Exercício para diminuir o cansaço dos olhos

Feche os olhos da maneira mais apertada que puder. Segure por três segundos e então abra-os rapidamente. Pisque algumas vezes.

Tratak

Tratak, ou "olhar fixamente", é uma técnica de meditação que estimula os nervos óticos e acalma o sistema nervoso. Com seu punho fechado e o polegar apontando para cima, estique o braço direito à frente. Alinhe o polegar com um objeto distante. Foque em seu polegar. Agora, foque no objeto distante. Retorne o foco no seu polegar e então novamente no objeto distante. Repita por três vezes.

Círculos com os olhos

Deite-se sobre seu tapete de ioga com os braços levemente afastados do corpo, com as palmas voltadas para cima. Suavemente feche os olhos e imagine que um grande relógio está diretamente sobre você. Começando com a posição de 12h em ponto, role os olhos para 1h, então 2h, 3h etc., fazendo o caminho inteiro até voltar às 12h. Segure cada posição por 10 segundos. Repita na direção oposta, indo do 12 ao 1. Para finalizar, esfregue as palmas das mãos e coloque-as sobre os olhos por cerca de 60 segundos. Esse exercício relaxa todo o seu sistema nervoso.

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