Exercícios de voz passiva para estudantes de inglês como segundo idioma

Escrito por ann wolters | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de voz passiva para estudantes de inglês como segundo idioma
Complemente os exercícios de um livro com a prática interativa da voz passiva (back to school! image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Com a voz passiva, o receptor da ação move-se para a posição do sujeito, resultando em uma mudança de foco. Embora muitos livros de gramática assumam que formar a passiva seja o desafio para estudantes de inglês como segundo idiomas, saber onde usá-la geralmente parece ser ainda mais desafiador.

Outras pessoas estão lendo

Método

Exercícios de gramática com características de um jogo reforçam a motivação e o envolvimento em uma aula, ampliando o resultado da aprendizagem. Durante esse exercícios, o professor faz os comentários que prendem a atenção dos alunos para a forma ou estrutura da linguagem.

Exercícios de voz passiva para estudantes de inglês como segundo idioma
Exercícios em forma de jogos motivam os alunos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Exercício de observação

Peça aos alunos para fecharem os olhos. Mude cinco objetos de lugar na sala de aula. Peça para que eles abram os olhos e adivinhem as mudanças que foram feitas. Você está querendo sentenças passivas como "“The desk has been cleared” (A carteira foi limpa) ou "The blinds have been closed” (As persianas foram fechadas). Alternativamente, use uma foto recente e uma antiga do mesmo lugar. Os alunos observam que mudanças aconteceram e fazem sentenças passivas sobre elas, como "A loja foi reformada". Para prática extra, pergunte aos alunos que alterações eles acham que irão acontecer no mesmo local em dez anos.

Exercícios de voz passiva para estudantes de inglês como segundo idioma
Comparar imagens antigas e atuais de ruas é um modo divertido de praticar a voz passiva (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Concentração

Os alunos podem praticar a construção de frases passivas enquanto praticam a concentração. Crie 12 pares de cartas. Escreva o nome de um inventor , autor ou pintor famoso em um cartão de cada par e escreva a invenção, livro ou quadro no outro. Faça jogos de cartas suficientes para que os alunos joguem em grupos de quatro. Embaralhe as cartas e dê a cada time um conjunto de cartas. Faça com que os alunos coloquem-nas com a face para baixo em uma grade de quatro por seis. Diga ao primeiro aluno para virar duas cartas. Se elas forem um par, o aluno faz a frase passiva usando-as. Se a sentença contiver uma forma de construção passiva correta, o aluno pega o par, se as cartas não forem um par ou se a sentença estiver incorreta, o alunos vira as cartas para baixo novamente. Então é a vez do próximo estudante. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados e todas as sentenças tenham sido formadas.

Revezamento de revisão

Escreva 12 sentenças ativas que possam ser modificadas para voz passiva como "Someone has washed the dishes" (Alguém lavou os pratos). Faça uma cópia das frases para cada time e corte-as em separado. Distribua a mesma sentença para todos os grupos. Faça com que os alunos trabalhem juntos para revisar a sentença para deixá-la passiva. Então, peça para que um membro do time vá até o quadro e escreva sua frase. O primeiro time que acertar a sentença no quadro ganha dois pontos e todos os outros times que tiverem uma oração correta ganham um ponto. A brincadeira continua distribuindo sentenças ativas uma de cada vez e os membros dos times reescrevem-nas na passiva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível