Existem janelas que escurecem quando o sol bate nelas?

Escrito por judy wolfe Google | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Existem janelas que escurecem quando o sol bate nelas?
Janelas que escurecem sozinhas descartam a necessidade de cortinas, que bloqueiam a vista (Comstock/Comstock/Getty Images)

Como os combustíveis fósseis do século 20 estão começando a desaparecer, vidros "inteligentes" para janelas são ótimas opções para economizar energia. Sua habilidade de escurecer com a luz do sol pode poupar bilhões de dólares gastos por ano com refrigeração de ambientes. As tecnologias por trás dessas janelas, no entanto, ainda está em etapas de desenvolvimento e comercialização. Elas variam entre si em características como a velocidade com que escurecem e são convenientes para vários tipos de aplicação.

Outras pessoas estão lendo

Janelas fotocrômicas

As janelas fotocrômicas, ainda em desenvolvimento até 2011, são feitas do mesmo vidro utilizado em óculos que escurecem sozinhos. No entanto, assim como nos óculos, a quantidade de escurecimento depende da quantidade de luz que incide sobre o vidro. Durante o inverno, quando o sol fica baixo no céu, as janelas fotocrômicas ficariam mais escuras do que com o sol do verão, que é mais alto. Como sua sensibilidade é em relação à luz e não ao calor, essas janelas não são tão efetivas na economia de energia durante o verão.

Janelas termocrômicas

As janelas termocrômicas, já disponíveis para compra, contêm um filme que escurece automaticamente com a exposição ao calor do sol. Seu grau de escurecimento aumenta em dias mais quentes. Assim, essas janelas mudam de cor, de formas diferentes durante o dia e o ano, dependendo do ângulo com que a luz do sol chega a elas. Quando expostas ao sol do inverno, levam aproximadamente 12 horas para passar de transparentes a completamente escuras e vice-versa. Os vidros termocrômicos apresentam uma coloração azul esverdeada quando completamente limpos, permitindo a entrada de 45% da luz. Quando estão o mais escuros possível, a quantidade de luz que penetra é de 10%.

Janelas eletrocrômicas

As janelas eletrocrômicas incorporam o mesmo tipo de tecnologia de resposta à luz que milhões de vidros de carro. Elas contêm cinco camadas transparentes, duas das quais apresentam íons de lítio. Quando expostos a uma pequena corrente elétrica, esses íons se movem lentamente de uma camada à outra, escurecendo a janela. Se a corrente para, os íons voltam à sua posição original. Como não escurece em relação à luz do sol, esse tipo de vidro pode ser utilizado com sensores que o escurecem e clareiam automaticamente. A tecnologia eletrocrômica funciona em janelas quadradas, retangulares, triangulares e trapezoidais com medidas maiores que 1 m por 1,5 m. A transição entre os estágios claro e escuro dura de três a cinco minutos.

Janelas com dispositivo de partículas suspensas

Uma janela com o dispositivo de partículas suspensas, ou SPD, abreviação de seu nome em inglês, contém um filme preenchido de partículas. Aleatoriamente distribuídas no estado escuro e desligado, essas partículas se alinham para permitir que a luz entre quando estão em contato com uma carga elétrica. Mudanças na força da carga elétrica causam mudanças na transparência do filme. As janelas SPD são as únicas capazes de escurecer e clarear em segundos, permitindo que o proprietário determine exatamente a quantidade de luz desejada. Assim como as janelas eletrocrômicas, elas também podem ser utilizadas com sensores para escurecer quando a posição do sol muda, mas o ajuste de sua transparência é feito quase que instantaneamente. Quando estão o mais escuras possível, as janelas SPD bloqueiam mais de 99% da luz incidente. Na transparência máxima, permitem a entrada de 35% da luminosidade. A tecnologia SPD é utilizada em aplicações automotivas, aeronáuticas, marinhas e arquitetônicas. Ela é conveniente para janelas curvas ou retas de qualquer tamanho e formato, funcionando tão bem em plásticos como no vidro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível