Uma experiência de eletricidade para alunos da quinta série

Escrito por erika marie | Traduzido por ricardo soares
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Uma experiência de eletricidade para alunos da quinta série
Use vegetais e frutas para conduzir um experimento científico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Experiências que permitem que os alunos perguntem como e por que algo acontece ou funciona, irá atraí-los e despertar sua curiosidade. Faça as crianças realizarem um experimento sobre como e por que funciona a eletricidade. A chave para entender com sucesso a experiência é fornecer materiais comuns e um conceito que os alunos fiquem interessados. Forneça os materiais para tal experiência com a eletricidade de forma que eles possam trabalhar individualmente ou em equipes.

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Objetivo

O objetivo do experimento é descobrir se as frutas e vegetais podem gerar uma carga elétrica, quais são eles, e qual gera a maior carga. Usando uma variedade de frutas e vegetais, os alunos vão aprender a diferença entre carga elétrica e condutividade elétrica. A experiência começa com a premissa de que as batatas vão gerar uma carga maior do que as outras frutas e vegetais. O resultado do experimento vai provar ou refutar esta hipótese. Use limões, batatas, bananas e maçãs para a comparação.

Metodologia

Usando um multímetro elétrico, disponível em lojas de ferragens e eletrônicos, os alunos realizam duas medições em cada fruta e vegetal. Eles registram as informações em uma tabela e criam um gráfico para comparar as suas conclusões. Usando a escala micro ampére no aparelho, ela determina o fluxo de eletricidade ou sua condutividade, e eles registram suas descobertas. Em seguida, regule o multímetro em escala ohms para medir a resistência ou carga elétrica em cada item. Medir a resistência é feito em primeiro lugar com os terminais do dispositivo juntos em cada item, em seguida, distancie os terminais um do outro.

Análise

Após realizar os testes para determinar a condutividade e carga, bem como a diferença de carga ou de resistência, com base na distância entre os terminais, os dados são tabulados e visualmente representados graficamente para analisar os resultados. Ao olhar as informações, os dados mostram que o limão tem o fluxo mais forte de corrente e a batata tem o mais fraco. No entanto, a batata tem uma resistência mais elevada, ou carga, quando os terminais estão perto. Os alunos serão capazes de analisar quais frutas e vegetais têm um alto nível de condutividade ou carga, e como a posição dos terminais afeta os resultados.

Conclusões

Ao estudar e comparar os resultados do experimento, os alunos descobrem que a sua hipótese original, de que a batata tem a maior carga, está incorreta. Na verdade, nenhuma das frutas ou vegetais têm muita carga elétrica. Eles também descobrem que as frutas e vegetais com alto teor de água conduzem mais eletricidade, e que as frutas ácidas tem um fluxo mais forte do que frutas e vegetais não-ácidos. No final, os resultados, uma vez representados no gráfico e analisados​​, vão provar que a hipótese original está incorreta.

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