Mais
×

Experiências com o plantio de sementes para o ensino fundamental

Atualizado em 17 abril, 2017

As crianças do ensino fundamental têm mentes curiosas que, quando combinadas com o gosto pelas atividades práticas, tornam o plantio de sementes uma experiência perfeita para realizar na sala de aula. Plantar uma semente pequena e observá-la enquanto cresce e se transforma em uma planta é uma ótima forma de tornar a ciência interessante. Essas experiências são uma atividade popular e podem ser feitas ao longo de todo o ano, o que as torna adequadas para capturar a atenção da garotada.

Observar um dente-de-leão se abrir e ver suas sementes sairem voando é algo empolgante (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Tamanho da semente

As plantas que se desenvolvem em condições extremas costumam produzir sementes grandes. Em contraste, um número grande de sementes pequenas é comum quando existe uma quantidade adequada de água e luz. Deixe que as crianças providenciem as sementes de acordo com o tamanho e não mostre a figura da planta. Plante sementes, como de tomate, alface, ervilha e feijão, em potes do mesmo tamanho. Deixe que os alunos adivinhem qual semente vai se desenvolver em qual planta.

Dentro da semente

Você pode encontrar sementes dentro de vagens ou cascas duras. As sementes de feijão são grandes e podem ser partidas ao meio para mostrar a minúscula plantinha dentro. Deixe as sementes de molho na água por um ou dois dias. Surgirá uma cobertura externa macia, que poderá ser removida. Abra a semente ao longo da fenda. O feijão se dividirá em duas metades ovais. Você conseguirá ver as folhas da nova planta em uma das pontas e as raízes na outra. Deixe os alunos utilizarem uma lente de aumento para examinar a plantinha. Plante as sementes de feijão em várias direções dentro da terra. Explique para as crianças que a gravidade fará com que as raízes se desenvolvam para baixo.

Condições de desenvolvimento

Uma experiência envolvente é analisar se músicas e conversas ao redor das plantas influenciam seu crescimento. Utilize cinco potes do mesmo tamanho. Salpique sementes de rabanete no solo úmido dentro dos potes. Marque-os e trate-os de forma diferente, ignorando um deles. Deixe que os estudantes digam "olá" com uma voz mal-humorada para o segundo pote e que digam a mesma coisa com um tom de voz amigável e sorrindo para a planta no terceiro pote. O quarto pote deve receber bastante atenção e os alunos poderão conversar com a planta e mexer nas folhas. Peça para as crianças dizerem às plantas como elas estão lindas. Toque uma música suave algumas vezes durante o dia para a planta no quinto pote. As plantas que receberem uma atenção positiva poderão crescer mais rapidamente. Observe o tamanho da planta e a cor das folhas.

Plantas de inverno

O material do plantio e a temperatura do solo afetam o crescimento. Plante alface em potes e varie as condições de desenvolvimento. Salpique algumas sementes sobre areia, composto para jardim e terra. Plante em dois potes utilizando cada tipo de material. Coloque um conjunto de potes em uma área externa ou em condições mais frescas e o par correspondente em um ambiente mais quente. As sementes de alface são finas e se desenvolvem melhor em um solo mais fino. A melhor temperatura para o solo é entre 4 ºC e 21 °C. O alface crescerá mais rapidamente no ambiente mais quente, mas o tipo do solo pode influenciar o resultado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article