Experimentos escolares fáceis de física

Escrito por michele jensen | Traduzido por joão paulo diniz borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos escolares fáceis de física
A física é uma ciência importante (science image by JMDZ from Fotolia.com)

A física é uma ciência importante, porque explica o mundo em que vivemos e provê fundamentação para outras ciências, como a química e a meteorologia. A física estuda os conceitos fundamentais da matéria, energia, espaço e tempo, e as interações entre essas propriedades. Alunos do ensino médio que procuram por experimentos simples de física podem usar os conceitos da luz, eletricidade estática e termodinâmica.

Outras pessoas estão lendo

Luz

Todos se perguntam: por que o céu é azul, se o pôr-do-sol é vermelho? Use uma lanterna, um recipiente retangular transparente, uma xícara de leite e um pouco de água para descobrir o porquê. Encha três quartos do recipiente com água e posicione a lanterna ligada em sua lateral. Observe a luz pelo lado oposto do recipiente.Algumas partículas de pó de aparência branca podem ser vistas por onde a luz passa. Agora, coloque 1/4 do leite na água. Observe a luz pelo lado oposto do recipiente. De um lado, a luz parece ser azul, do outro, porém, parece ser amarela. Repare na largura do feixe de luz. Repita o processo até que tenha adicionado todo o leite e você vai notar que, após cada adição, o azul escurece e o amarelo fica alaranjado. Também note que a largura do feixe aumenta. Por quê, dependendo do ângulo, a luz parece ter duas cores diferentes? A luz viaja em linha reta, a não ser que encontre partículas que fragmentem o feixe. Quanto mais leite - que tem partículas de gordura e proteína - você adiciona à água, mais a luz é fragmentada, com o azul se desviando, enquanto o vermelho e o laranja continuam de forma mais linear. Devido à fonte de luz do pôr-do-sol, o feixe tem que viajar mais, encontrando mais partículas ao atravessar a atmosfera.

Experimentos escolares fáceis de física
As cores do pôr-do-sol resultam da curvatura da luz (sunset at Sunset Beach image by louloua asgaraly from Fotolia.com)

Eletricidade estática

A eletricidade estática pode assustar uma pessoa desavisada, além de mover objetos. Use um pente de nylon e uma torneira para observar a eletricidade estática dobrando a água. Abra a torneira de modo que a corrente de água tenha pouco mais de 1 mm de diâmetro. Passe o pente no cabelo de alguém por algumas vezes. Segure o pente com 7 a 10 cm de distância da abertura da torneira, com as cerdas a 2,5 cm de distância da corrente de água. Passe o pente no cabelo novamente e veja se há alguma alteração nos resultados. Tente ajustar o fluxo da água para ver se faz alguma diferença. Por fim, tente diferentes tamanhos de pente e repita o processo. Ao pentear os cabelos, cria-se eletricidade estática. Um objeto fica mais negativamente carregado pelo ganho de elétrons, enquanto o outro objeto fica mais positivamente carregado pela perda de elétrons. Segurar o pente perto da corrente de água faz os elétrons a água saltarem para o pente e, como resultado, a água se desloca em sua direção. O cabelo penteado também pode começar a se repelir, uma vez que cada fio tem a mesma carga e estas se repelem.

Experimentos escolares fáceis de física
Um pente de nylon pode demonstrar eletricidade estática (comb image by AGphotographer from Fotolia.com)

Termodinâmica

O que a previsão do tempo quer dizer com "alta pressão" e "baixa pressão"? Um ovo bem cozido, uma garrafa de vidro com a boca larga e alguns fósforos podem ajudar a descobrir. Após esfriar, descasque o ovo cozido. Acenda três fósforos ao mesmo tempo e jogue-os dentro da garrafa. Rapidamente, tampe a abertura com o ovo (a boca da garrafa deve ser larga, mas não o suficiente para passar o ovo de uma vez). Depois que os fósforos apagarem, assista o ovo sendo tragado para dentro da garrafa. O calor dos fósforos fazem com que o ar selado na garrafa expanda. Depois que os fósforos apagam, o ar esfria e contrai. A pressão dentro da garrafa fica menor que a pressão do lado de fora. Para igualar a pressão, o ovo é tragado para dentro da garrafa.

Experimentos escolares fáceis de física
Ovos bem cozidos podem ser usados para demonstrar o princípio da termodinâmica (Egg image by Andrei Leczfalvi from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível