×
Loading ...

Experimentos de reações químicas para os alunos do ensino fundamental

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma reação química ocorre quando duas substâncias são misturadas para fazerem alguma coisa nova. Às vezes, reações químicas podem ter um final emocionante. Alunos do ensino fundamental gostam de fazer experimentos. Algumas reações químicas podem ser feitas na sala de aula, com óculos de proteção e a supervisão do professor. Contudo, existem vários experimentos com reações químicas que os alunos podem fazer sozinhos, seja em casa ou na escola.

Fazer experimentos científicos com as crianças pode ser divertido (D. Anschutz/Digital Vision/Getty Images)

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância comum e barata que se encontra em casa e que é inofensivo para as crianças para usar em experimentos. O bicarbonato de sódio reage quando ácidos são adicionados a ele. Alunos do ensino fundamental podem testar se líquidos são ácidos ou bases adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Alguns dos líquidos que podem ser permitidos para eles fazerem experimentos incluem suco de laranja, vinagre, suco de limão, água, baunilha e refrigerante. Quando ácidos são adicionados ao bicarbonato de sódio, a mistura irá borbulhar por causa da reação química.

Loading...

Explosão de refrigerante e balas

Crie uma erupção usando refrigerante e balas. Os melhores produtos para serem usados no experimento de reação química são Coca-cola e Mentos. Esse com certeza é um projeto para ser feito fora da sala de aula, para que você não tenha muita sujeira para limpar. Peça aos alunos para se afastarem, mas peça que um aluno esteja preparado para jogar o pacote de balas inteiro no refrigerante. Jogue as balas o mais rápido possível e se afaste. A carbonatação é essencialmente bolhas de gás. Quando as balas são jogadas na carbonatação, ela corrói a superfície do doce. Isso faz com que se formem mais bolhas, e quando não houver mais lugar no refrigerante, elas irão subir, causando assim uma fonte de refrigerante.

Ferrugem

Peça aos seus alunos para testarem diferentes substâncias para ver qual irá formar a reação química da ferrugem. A ferrugem aparece quando objetos de metal não estão protegidos desses elementos. Tenha uma série de pregos para usar como objetos. Defina um prego para servir de controle. Coloque os outros em diferentes líquidos para ver se acelera a oxidação. Certifique-se de colocar os líquidos com os pregos em recipientes fechados. Deixe-os por uma semana ou mais e depois retire-os. Veja se algum deles estão mais enferrujados do que os outros.

Extintor de incêndio

Faça um extintor de incêndio usando bicarbonato de sódio e vinagre. Certifique-se de ter ajuda de um adulto para esse experimento. Acenda uma vela e reserve. Dentro de um copo, coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio e cubra com um pouco de vinagre. As bolhas que serão formadas são uma reação química que está gerando dióxido de carbono. Use um tubo de papel higiênico para conduzir o gás de dióxido de carbono até a vela. Não despeje o líquido; apenas permita que o gás faça o seu caminho lentamente para baixo do tubo para apagar a vela. O dióxido de carbono é mais pesado que o ar, por isso irá deslizar para baixo do tubo. Em seguida, ele rouba da vela o oxigênio que é necessário para manter a chama acesa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...