Experimentos sobre fusíveis para alunos do Ensino Fundamental

Escrito por james stevens | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos sobre fusíveis para alunos do Ensino Fundamental
Um fusível é essencial em qualquer circuito elétrico (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Os fusíveis são uma parte essencial de todos circuitos elétricos, independentemente da tensão do circuito, pois eles interrompem imediatamente o fluxo de eletricidade. Enquanto que os fusíveis residenciais impedem que as pessoas levem choques elétricos, eles também protegem o equipamento de ser danificado. Fusíveis pequenos, em itens de baixa tensão, também fornecem proteção para equipamentos sensíveis. É aconselhável introduzir a importância dos fusíveis para as crianças o mais cedo possível. Portanto, realizar algumas experiências com alunos do Ensino Fundamental é uma ótima maneira de fazer isso.

Outras pessoas estão lendo

Experimento sem fusível

Um experimento simples, para demonstrar o que acontece se um circuito não possui um fusível, fornece uma base do entendimento da importância desses componentes para os estudantes. Conecte uma lâmpada pequena de lanterna de 1,5 volt a uma bateria AA normal, que produz 1,5 volt. A lâmpada iluminará perfeitamente. Agora, conecte a mesma lâmpada a uma bateria que produz mais do que 1,5 volt. Uma bateria boa para se usar é do tipo PP3, de 9 volts, encontrada em detectores de fumaça, de formato retangular e com dois terminais na parte superior. Assim que os fios forem ligados à bateria será possível enxergar um clarão de luz e a lâmpada queimará. Explique que, embora a lâmpada não seja particularmente cara, se a mesma coisa acontecesse com algo mais caro, estaria estragado. Um fusível, que custa apenas alguns centavos, poderia ter impedido que isso acontecesse, porque teria queimado primeiro.

O que é um fusível?

Para entender o objetivo do fusível em um circuito elétrico, os estudantes precisam entender o que é um fusível e o que faz com que ele queime. Utilize esse experimento simples para demonstrar o que esse componente faz. Corte um pedaço de fusível de 10 cm de comprimento, avaliado em 500 mA. Amperes ou mili-amperes é a unidade de medida para a corrente que flui através de um circuito. Torça uma das extremidades do fio ao redor de um dos terminais da bateria de 9 volts. Segure a outra extremidade com um alicate de bico longo. Toque a ponta do fio no outro terminal da bateria e observe atentamente. O fio começará a ficar laranja, depois vermelho e se romperá. Isso simula o que um fusível faz quando o fluxo de corrente através de um circuito é muito alto ou quanto ocorre um curto-circuito.

Experiência com fusível

Conecte um fio de fusível de 5 cm, avaliado em 250 mA, entre o terminal positivo da bateria de 9 volts e o terminal da lâmpada. Certifique-se de que o fio está desconectado da bateria, em primeiro lugar. Conecte o fio no terminal da bateria. Dessa vez, o fusível irá queimar antes da lâmpada. Explique que a resistência no fusível era menor do que o filamento da lâmpada e, portanto, ele queima antes que ela tenha chance de iluminar e, consequentemente, queimar.

Identifique as diferentes classificações de fusíveis

Agora que os estudantes entendem os fusíveis e qual seu objetivo, faça que com eles identifiquem fusíveis diferentes e a classificação de amperagem. Olhe embaixo dos plugues conectados aos aparelhos elétricos, para encontrar o fusível necessário. Perceba que cada um é diferente, dependendo do tipo de aparelho. Por exemplo, é provável que um abajur ou objeto similar tenha um valor baixo, entre três e cinco amperes, pois a corrente necessária para acender uma lâmpada é pequena. No entanto, objetos como um aquecedor consomem muito mais corrente, fazendo com que o valor do fusível seja entre 13 e 15 amperes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível