on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se o capacitor do ar-condicionado está danificado?

Atualizado em 20 julho, 2017

Os ares-condicionados utilizam capacitores para fornecer um melhor armazenamento da carga elétrica para o compressor e a ventoinha. O capacitor é a parte que estraga com mais frequência, no entanto, ele é fácil de consertar. Se estiver familiarizado a trabalhar com aparelhos elétricos e usar procedimentos de segurança, provavelmente será capaz de identificar o componente com problemas.

Instruções

O capacitor está localizado dentro do ar-condicionado, abaixo da tampa do painel (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desligue o ar-condicionado no interruptor externo ou na caixa do disjuntor interno. Retire os parafusos do painel. Com o multímetro, verifique se ele está realmente desligado definindo o medidor para "Voltage" (Voltagem) e tocando as pontas dele na linha lateral do contator. Esse é o lugar onde o fio de 220V entra no ar-condicionado. A leitura da voltagem deve estar em zero. Outra maneira de verificar se o aparelho está desligado é pressionando o botão no topo do contator. Depois de pressioná-lo, não deverá aparecer nada.

    Loading...
    Desligue o ar-condicionado no interruptor externo ou na caixa do disjuntor interno (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  2. Encontre o capacitor dentro do ar-condicionado. Ele é um cilindro metálico de formato oval ou arredondado e tem aproximadamente entre 5 cm a 10 cm. Deve haver terminais machos em forma de pá com fios conectados a eles e que vêm do topo.

    Encontre o capacitor dentro do ar-condicionado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Examine se há rachaduras ou vazamentos no capacitor. Caso ele esteja com curvaturas no topo em formato de cúpulas, ele está danificado. Portanto, se o topo estiver domo, substitua o capacitor.

  4. Anote quais fios coloridos vão para o terminal do capacitor. Toque as pontas do medidor em todos os terminais uma vez e no fio terra para descarregar a eletricidade do capacitor.

    Anote quais fios coloridos vão para o terminal do capacitor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  5. Ajuste o medidor para medir a capacitância e, em seguida, toque na ponta de todos os terminais. Se o capacitor tiver três terminais, eles estarão marcados com "Fan", "C" e "Herm". Se houver somente dois, eles não estarão marcados. Leia a lateral do capacitor para verificar o que está escrito nele. Por exemplo, 35 uf, 370V e ± 5%.

  6. Segure as pontas do medidor nos terminais do capacitor entre 5 e 10 segundos para carregá-lo e fazer a leitura. Leia o monitor do medidor e verifique se ele está dentro da faixa estabelecida para o capacitor. Se a leitura for zero ou estiver fora da faixa, ele está danificado e deverá ser substituído.

Loading...

O que você precisa

  • Medidor elétrico capaz de medir a capacitância
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...