×
Loading ...

Como fazer experimentos com a temperatura

Atualizado em 01 junho, 2017

Experimentos científicos que utilizam a temperatura são boas atividades para os estudantes, pois ensinam as propriedades físicas da temperatura, as quais são utilizadas cotidianamente. Dependendo do tipo do projeto e dos materiais disponíveis para os alunos, existem vários experimentos que podem ser conduzidos em casa. Se um menor for fazer o experimento sobre temperatura em casa, garanta que haja um adulto para ajudar o aluno com as medidas de segurança.

Instruções

Utilize um termômetro digital para obter resultados rápidos no experimento (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

    Experimento isolante com temperatura

  1. Junte o material, como papel alumínio, algodão, tecido e jornal. Esses materiais serão utilizados para criar um isolante que prenderá o ar em um béquer ou uma jarra de vidro. O isolamento evita que o calor entre ou saia do béquer ou da jarra de vidro. Esse experimento ilustra como a temperatura de um líquido pode permanecer mais quente durante períodos mais longos ao utilizar o isolamento.

    Loading...
  2. Acrescente a mesma quantidade de água quente nas quatro jarras ou béqueres de vidro. Meça a temperatura de cada jarra de água, utilizando um termômetro digital.

  3. Cubra cada jarra com um dos quatro materiais obtidos. Utilize um elástico para prender os materiais firmemente nas jarras.

  4. Deixe as jarras de repouso durante uma hora. Tire os materiais das jarras e meça novamente a temperatura da água em cada uma. Anote os resultados. Descreva qual material agiu como o melhor isolante.

    Dissolvendo o açúcar em diferentes temperaturas

  1. Encha um béquer ou uma jarra de vidro com água fria. Meça a temperatura da água com um termômetro digital. Observe o nível da água colocada no béquer ou na jarra de vidro, pois será preciso acrescentar a mesma quantidade de água quando for repetir esse passo com a água em diferentes temperaturas.

  2. Acrescente um cubo de açúcar ao béquer e mexa até dissolver. Continue a acrescentar um cubo de açúcar por vez e mexa até dissolver. Anote a quantidade de cubos de açúcar que dissolveram completamente na água.

  3. Acrescente a mesma quantidade de água a outro béquer ou jarra de vidro. Aumente a temperatura da água, utilizando um prato quente. Meça e anote a temperatura da água.

  4. Acrescente um cubo de açúcar ao béquer ou à jarra e mexa até dissolvê-lo. Continue a acrescentar cubos de açúcar até que eles não dissolvam mais. Anote os resultados.

  5. Repita o processo com mais dois béqueres com água em temperaturas elevadas. Anote os resultados e discuta em qual temperatura foram dissolvidos mais cubos de açúcar.

Loading...

O que você precisa

  • Papel alumínio
  • Algodão
  • Tecido
  • Jornal
  • 4 jarras ou béqueres
  • Termômetro digital
  • 4 elásticos
  • Cubos de açúcar
  • Colher
  • Prato quente

Referências

Loading ...
Loading ...