Como explicar o batismo a crianças pequenas

Escrito por mateo zeske | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como explicar o batismo a crianças pequenas
As crianças podem ser lembradas de que Jesus também foi batizado uma vez (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O batismo é um ritual praticado por muitos cristãos, nas diversas divisões da religião cristã, que representa um trato com Deus e/ou Jesus para viver de acordo com os princípios do cristianismo. O batismo é associado a temas de morte, renascimento e purificação. A cerimônia em si geralmente consiste em uma pessoa ou um grupo de indivíduos sendo batizados em pé, sentados ou de joelhos, na água ou perto dela, e um batizador crente imergindo-os em água e trazendo-os para fora. Alguns grupos optam por respingar água nas pessoas. Ao conversar com uma criança sobre o batismo, especialmente uma prestes a passar por ele, você deve focar no significado do sacramento para aqueles que estão participando.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bíblia
  • Panfletos ou livros

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Converse com pastores, líderes de cerimônias litúrgicas e outros envolvidos na igreja para ter mais ideias. Conhecer a terminologia e as explicações é importante para explicar o batismo da forma mais clara possível, sem contradições e afirmações confusas.

  2. 2

    Consulte sua Bíblia para passagens relevantes. Considere comprar ou pedir emprestado outros materiais para guiar sua explicação. Diversos panfletos especializados e livros abordam as explicações de forma direcionada a crianças.

  3. 3

    Lembre a criança sobre a história de morte e ressurreição de Jesus. A história é relevante para pessoas que acreditam que esse foi um evento que representa um renascimento para todos aqueles quem creem em Jesus, e use esse renascimento na discussão sobre batismo.

  4. 4

    Foque no simbolismo da água como elemento purificador. Muitos explicam às crianças que a água do batismo limpa os pecados assim como a sujeira é eliminada no banho, o que as fazer se sentir impuras e ansiosas por serem purificadas. Explique o simbolismo da água e a limpeza; evite levar as crianças a acreditarem que a água é mágica e fará sozinha o trabalho de salvação por elas.

  5. 5

    Explique que o batismo cristão é um sinal de crença incondicional em Jesus e que representa um tipo de acordo com Jesus, pois assim que batizada, a pessoa se torna seguidora de Cristo. Muitas pessoas podem também enfatizar o batismo como uma tarefa importante para os cristãos e dizer que Deus quer que isso seja feito.

  6. 6

    Diferencie a ideia da alma de uma pessoa ser salva por um ritual, como o batismo, da ideia de salvação por meio de comunicação honesta com Deus. Ressalte que qualquer um pode passar pelo batismo falsamente e que a parte importante é rezar durante a cerimônia de forma sincera. O batismo significa pedir a Deus honestamente para que perdoe seus pecados, arrepender-se deles e ter fé de que Deus irá perdoá-lo. Relembre a criança de que a parte importante do batismo é o que acontece no interior do indivíduo, e que a água, o padre e a congregação são elementos secundários.

  7. 7

    Use uma linguagem que faça a criança associar o batismo a conceitos que ela já conhece sobre a fé levar à vida eterna no paraíso cristão. Os crentes querem que as crianças que passam pelo batismo entendam que a fé em Jesus tem relação direta com a obtenção da vida eterna.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível