×
Loading ...

Quais são as diferenças básicas entre católicos e metodistas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Reforma de Martin Luther no século XVI resultou na formação de diversos seguidores cristão-protestantes que queriam romper-se da corrupção da Igreja Católica. Embora divididos em muitos segmentos, a maioria das religiões protestantes manteve os princípios básicos da cristandade como ditadas pela Igreja Católica. A Igreja Metodista foi formada em torno de 1700, como um rompimento da Igreja Anglicana e, como outros segmentos protestantes, é semelhante ao catolicismo. No entanto, há diversos fatores que as distinguem.

Embora sejam cristãs, há diferenças entre as Igrejas Católica e Metodista (Christian cross image by Olga Chernetskaya from Fotolia.com)

Salvação

A Igreja Católica exige o batismo como qualificação para receber a graça de Deus. A graça pode ser perdida com o pecado, e a penitência é necessária para retificar-se deles e receber a graça divina. Se o indivíduo morrer antes de cumprir as penitências, a sua alma vai ao purgatório, um local entre o inferno e o céu. Lá, a reconciliação pode ser cumprida para entrar no céu. A Igreja Metodista, em contrapartida, afirma que, além do amor de Cristo, as ações e os serviços na Terra são indicadores da aceitação do indivíduo no céu, e as penitências não são necessárias.

Loading...

Sacramentos

A Igreja Católica define sete sacramentos ditados por Jesus Cristo para preparar as almas dos crentes para receberem o amor de Deus. Eles são: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. A Igreja Metodista reconhece dois sacramentos: o batismo e a comunhão.

Doutrina

Tanto a Igreja Católica quanto a Metodista usam o velho e o novo testamentos da Bíblica como fonte de escritura. Além disso, os católicos reconhecem o Vaticano, o Concílio de Trento, os cardinais, bispos e padres como forma de doutrina. Os metodistas afirmam que as palavras escritas na Bíblia são as únicas escrituras sagradas.

Santos

As duas igrejas reconhecem o serviço e a sabedoria dos indivíduos canonizados como santos. Os membros da Igreja Metodista agradecem a Deus por eles terem sido enviados à Terra para ensinar, enquanto os católicos fazem pedidos aos santos para rezarem em prol de outros para certas bênçãos ou auxílios. Os metodistas focam a sua devoção apenas na Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo) e uma linha direta de reza entre o crente e Deus.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...