Por que você não pode usar um rosário em seu pescoço?

Escrito por tara a. reilly | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que você não pode usar um rosário em seu pescoço?
Não use o rosário apenas como um item para aparência (Mike Simons/Getty Images News/Getty Images)

Talvez você tenha ligado a televisão e notado uma tendência de moda. Uma celebridade faz uma aparição pública com um rosário pendurado ao redor de seu pescoço, mas se comportando de uma maneira que não combina muito bem com a finalidade do objeto sagrado. Ainda que não seja raro ver o rosário sendo usado apenas pelo glamour e para exibicionismo, tais atos são desencorajados pela Igreja católica. No entanto, existem razões aceitáveis para se usar um rosário.

Outras pessoas estão lendo

Ensino da igreja

A lei canônica não proíbe o uso do rosário por motivos de devoção e declaração de fé. Mas a ostentação de um rosário para fins não religiosos é considerado inadequada. A igreja coloca uma forte ênfase na oração e no uso do rosário com reverência, fé e devoção a Jesus e à Virgem Maria. De acordo com o código de direito canônico da igreja católica, "objetos sagrados, designados para o culto divino pela devoção ou bênção, devem ser tratados com reverência e não devem ser empregados para o uso profano ou inapropriado, mesmo que sejam de propriedade de pessoas privadas".

História

São Domingos popularizou o rosário no início do século XIII como uma ferramenta contra o pecado e heresia. A tradição diz que a Virgem Maria apareceu para ele dando-o uma corrente de contas e instruindo-o a recitar o rosário. No entanto, o teólogo dominicano frei Ennio Staid disse que orações devocionais à Maria são anteriores a São Domingos, mas que o Santo e os dominicanos foram eficazes na divulgação do rosário, de acordo com a revista "This Rock".

Importância do rosário

A igreja católica ensina que rezar o rosário é rezar o evangelho. A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos afirma que o rosário "nos abre para o mistério do amor de Deus, concentrando nossa atenção sobre as escrituras". Em 2002, o Papa João Paulo II escreveu em uma carta chamada "o rosário da Virgem Maria" que o Rosário é o coração da vida cristã, oferecendo uma "oportunidade familiar mas também frutuosa, espiritual e educacional para a contemplação pessoal, a formação do povo de Deus e a nova evangelização".

Oração

Rezar o rosário (ou "rezar o terço", mais comumente falado no Brasil) requer recitação e meditação. Os católicos rezam o que é conhecido como as cinco "décadas", que consistem em cinco diferentes meditações sobre a vida de Jesus e Maria e 10 Ave Marias de orações. Um Pai Nosso separa cada conjunto de Ave Marias. Uma década termina com a reza do Glorificado Seja. As contas são usadas para acompanhar as orações.

Fato interessante

O falecido Padre Patrick Peyton é conhecido como "O Padre Rosário" por causa de sua devoção ao incentivo da oração familiar, principalmente o rosário. Suas produções Family Theater criaram programas na rádio e depois na televisão com estrelas de Hollywood, como Bing Crosby, Jimmy Stewart e Loretta Young, para defender a moral e a oração. O slogan do Padre Peyton, "A família que reza junto fica junto" se tornou o lema de sua causa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível