Mais
×

Como explicar a menstruação para meninos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É natural ensinar sobre menstruação para meninas, mas às vezes o assunto é esquecido quando se trata de meninos. Mas, inevitavelmente, eles vão ter perguntas sobre isso também. Assim como as meninas devem saber com o que os meninos lidam durante a puberdade, os meninos devem ter uma boa compreensão da menstruação. Leia para saber como explicar-lhes o assunto.

Instruções

Explicando a menstruação para meninos
  1. Comece cedo. Os médicos recomendam falar com as meninas sobre a menstruação em torno dos oito anos de idade, e este seria um bom momento para explicar aos meninos também. Porém estes passam pela puberdade alguns anos após as meninas, então aos 9 ou 10 anos de idade ainda seria apropriado.

  2. Conheça os fatos. Adquira um conhecimento completo sobre o que acontece com o corpo feminino durante a menstruação para explicar o processo inteiro. Esteja preparado para responder quaisquer perguntas.

  3. Considere usar um livro. Ler sobre menstruação com meninos é uma ótima maneira de explicar o processo. Leiam juntos, e então dê uma chance para ele fazer perguntas. Isso iniciará uma ótima discussão.

  4. Mostre imagens. Recursos visuais são um ótimo jeito para explicar sobre a menstruação. Isso também dará aos meninos um melhor entendimento do corpo feminino.

  5. Use os nomes corretos para as partes do corpo. Apelidos para os órgãos reprodutivos de meninas ou meninos dão a impressão de que eles são algo para se envergonhar. Respeite seus corpos, dando-lhes os nomes apropriados.

  6. Controle seu nervosismo. Se você ficar nervoso, as crianças vão perceber isso e ficar nervosas também. Ensaie com antecedência para saber o que e como você vai falar. Fique calmo e ciente de que qualquer tentativa de ensinar sobre menstruação é melhor do que não ensinar nada.

Dicas

  • Se os meninos não perguntarem sobre a menstruação, você terá que levantar o assunto. Use coisas como um absorvente para começar a explicar o processo. Pequenas discussões como essa são uma melhor opção do que uma longa conversa.

Aviso

  • Os garotos podem não estar dispostos para conversar sobre menstruação. Faça o máximo de perguntas possíveis para induzi-los a abrir a cabeça para o assunto, mas esteja preparado para um desinteresse inicial. Continue conversando e, eventualmente, eles irão se abrir. Lembre-se de que, se os seus filhos não receberem essas informações de você, eles vão receber de algum lugar. Deixe-os cientes de que podem falar com você sobre assuntos delicados, mesmo quando for difícil.

O que você precisa

  • Livro sobre menstruação
  • Recursos visuais
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article