Os valores zero na sua matriz do MATLAB (software de computação científica) podem tornar a análise do seus dados difícil. As estatísticas ou o processamento de sinal podem gerar resultados sem sentido e os gráficos podem ser complicados de ler quando os valores nulos estão representados. Extraí-los -- removê-los de sua matriz -- permitirá que trabalhe com dados úteis para conseguir resultados significativos.
Instruções
-
Copie sua matriz original para outra variável. Se precisar usar a matriz como era antes de remover os zeros, poderá usar essa nova variável.
Se a matriz se chamar M, por exemplo, atribua a ela uma nova variável chamada Mzeros. Para fazer isso, digite "Mzeros = M" (sem as aspas) na linha de comando do "MATLAB".
-
Salve a matriz original em um arquivo de texto caso precise dela mais tarde usando a função "dlmwrite" do "MATLAB". Se o armazenamento da variável acidentalmente for excluído ou reescrito, será possível carregar novamente os dados originais do arquivo de texto.
Por exemplo, se a matriz original for armazenada na variável Mzeros, digite "dlmwrite('Mzeros.dat', Mzeros)" para escrever a Mzeros em um arquivo de texto chamado Mzeros.dat.
Você poderá pular esse passo se seus dados já estiverem armazenados em um arquivo de texto.
-
Decida se precisa manter sua matriz do mesmo tamanho e formato. Mantenha-a assim se as linhas e colunas possuírem um significado específico (por exemplo, cada linha representa um teste experimental diferente e cada coluna representa uma quantidade de medida diferente). Para manter o mesmo tamanho e formato, substitua cada valor zero por um valor de NaN (representando "não é um número").
Para substituir os valores zero por NaN em uma matriz chamada M, digite "M(M==0) = NaN". Certifique-se de digitar M==0 com dois sinais de igual. Esse comando dirá ao "MATLAB" para encontrar todos os elementos de M iguais a zero e substituí-los por NaN.
Tudo na matriz permanecerá na mesma posição (mesma linha e coluna), mas todos os zeros agora serão NaN. Já que a maioria das funções do "MATLAB" ignoram os valores NaN, você poderá colocar dados em gráficos e analisá-los mesmo que os NaN não estejam lá, conseguindo resultados significativos.
-
Você poderá excluir os elementos zero completamente (em vez de substituí-los por valores tipo NaN) se a matriz for uma lista simples de valores, sem linhas e colunas significativas. Para excluir os elementos nulos na matriz chamada M, digite "M(M==0) = []" (sem as aspas). Certifique-se de digitar M==0 com dois sinais de igual. Esse comando dirá ao "MATLAB" para encontrar todos os elementos iguais a zero e substituí-los por []. O [] representa "vazio". Substituir um valor por [] excluirá o elemento.
Se M for uma matriz bidimensional, ela será agora um vetor de coluna, contendo todos os elementos não zeros da original M, em sentido coluna. Por exemplo, se M era uma matriz de duas linhas e duas colunas:
[1 6 0 3 2 0 7 4]
agora será
[1 2 6 7 3 4]
Se M for um vetor (apenas uma linha ou coluna), agora ele será um vetor curto. Por exemplo, se M era [1 2 0 3], agora será [1 2 3].
A matriz mudará de tamanho e formato quando excluir os elementos zero. Mas se ela não possui valor NaN, você poderá analisar os dados mesmo com as funções "MATLAB" que não ignoram esses valores.