Faça você mesmo: desenhos em mosaico para uma mesa de cozinha

Escrito por contributing writer | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: desenhos em mosaico para uma mesa de cozinha
O mosaico é um ótimo jeito de personalizar uma mesa de cozinha

Mosaico, a arte de montar azulejos ou vidro colorido em padrões ou desenhos, é um ótimo jeito de personalizar praticamente qualquer móvel. Você pode criar um mosaico em qualquer superfície lisa, mas as mesas talvez sejam o lugar mais comum. A mesas da cozinha é um lugar particularmente bom para adicionar esse toque especial.

Outras pessoas estão lendo

Preparando-se para ser criativo

Bons mosaicos exigem tempo e ao menos um pouco de planejamento. Primeiro, é importante reunir todos os materiais necessários. Isso inclui cola para artesanato e argamassa para fixar os azulejos, uma esponja e um palito de sorvete para aplicar a argamassa e, é claro, vários azulejos ou peças de vidro colorido. Embora este último item pareça óbvio, é importante garantir que você tem materiais coloridos suficientes para terminar o projeto. Pode ser difícil encontrar cores iguais em lotes diferentes, então, mesmo se apenas um tipo de azulejo acabar no meio do trabalho, o produto final pode parecer desleixado.

O projeto geral

Escolha um padrão de desenho, como uma estampa xadrez ou uma estrela, e um esquema de cores. Para uma cozinha, observe os enfeites e as cores que você já tiver no local para obter inspiração. Olhe não apenas para os armários e balcões, mas também para outros itens, como quadros emoldurados ou cortinas. Examine as estampas básicas que estiverem presentes. Qualquer coisa, desde formas geométricas até objetos relacionados à cozinha, como maçãs, pode ser incorporada a uma mesa de mosaico personalizada. Tente traçar vários desenhos em uma folha de papel e colori-los para decidir de qual você mais gosta. Se esta for sua primeira experiência com mosaico, desenhos mais simples são melhores. Mas, para aqueles com um pouco de experiência, a complexidade é um desafio bem-vindo.

Aplicando um desenho

Após você já ter um desenho esboçado no papel, aplique-o ao tampo da mesa, primeiro como um contorno vago e, depois, com os azulejos. Embora giz colorido seja melhor para marcar os desenhos iniciais, um lápis também funciona. Certifique-se de centralizar o desenho corretamente. Você pode fazer isso traçando linhas que se interceptem com uma régua. Depois, observe o desenho e marque quaisquer partes que possam exigir trabalho detalhado e ladrilhos menores. Se houver mais de uma área, comece com as bordas e vá em direção ao centro. Geralmente, os desenhos mais complexos devem estar mais para o meio da peça. Apenas esboce o que for necessário; você perceberá que esses desenhos são apenas um guia. Quando chegar a hora de começar a aplicar os azulejos, concentre-se primeiro nas áreas detalhadas, como as que você esboçou. Apenas prossiga para o fundo depois que tiver todos os detalhes e bordas no lugar. Ao aplicar o fundo, trabalhe das bordas para fora, cobrindo primeiro os lugares em que o desenho se encontra com o fundo. Essa técnica de trabalhar com os detalhes garante que todos os desenhos pareçam totalmente incorporados ao mosaico maior.

Faça você mesmo: desenhos em mosaico para uma mesa de cozinha
Cubra as porções mais detalhadas primeiro

Toques finais

Em geral, não é necessário aplicar lascas de material a áreas menores do que 0,6 centímetros. A argamassa cobrirá as lacunas pequenas, além de deixar o tampo mais liso. Use o palito de sorvete ou outro objeto com ponta para certificar-se de que há argamassa entre todos os espaços pequenos entre os ladrilhos. Espalhe a argamassa generosamente sobre toda a superfície, até que você não consiga mais ver os azulejos; depois, use a lateral do palito para espalhá-la igualmente. Depois de mais ou menos meia hora, lave a mesa, passando primeiro a esponja muito suavemente pelo tampo. Se possível, leve a mesa para uma área externa, pois usar uma mangueira inclinada é o melhor jeito de limpar sua nova criação de forma segura. Lave até que o excesso de argamassa desapareça. Deixe a mesa secar por cerca de 24 horas. Os mosaicos nunca ficam perfeitamente lisos, então coloque um pedaço de vidro por cima.

Faça você mesmo: desenhos em mosaico para uma mesa de cozinha
A argamassa serve para preencher as lacunas entre os azulejos

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível