Lazer e cultura

Faça você mesmo: gerador de vapor

Escrito por ma wen jie | Traduzido por andre trapani possignolo
Faça você mesmo: gerador de vapor

A máquina a vapor revolucionou o sistema de produção

O vapor foi a fonte de energia que deu forças à revolução industrial. Os pistões moviam as fábricas. As turbinas a vapor foram, e ainda são, responsáveis pela geração da maior parte da eletricidade do mundo. Projetos de máquinas movidas a vapor são ótimos para demonstrar princípios da física e da engenharia. O primeiro passo para criar uma máquina a vapor é construir um gerador de vapor.

Fonte de calor

O primeiro passo para se construir um gerador de vapor é decidir o que será usado como fonte de calor. Antigamente, usava-se carvão ou lenha, mas, apesar de ambos funcionarem bem, um aquecedor elétrico de imersão será uma alternativa mais segura, por não apresentar riscos de incêndio.

Tanque de água

O desenho do tanque dependerá da fonte de calor que você usar. No caso de um aquecedor de imersão, faça um suporte para mantê-lo suspenso. Um bom tanque pode ser feito a partir de uma lata de óleo vazia. Corte o topo da lata e faça buracos nessa tampa para os componentes do aquecedor, de forma que a parte elétrica não fique dentro do tanque. Solde o topo da lata em seu lugar com o aquecedor já inserido e sele o local de inserção. Uma fita resistente ao calor pode funcionar, mas, para obter uma pressão melhor, você pode precisar de argila para vedar bem as saídas. Neste último caso, deixe a argila endurecer e curar bem.

Entrada de água e saída de vapor

Instale um dispositivo hidráulico na lata, que servirá para encher o tanque. Com uma furadeira faça um buraco para um pequeno tubo de metal (pode-se usar conectores de ar para aquários). Solde um pequeno cano de aço através do buraco. Usar um cano flexível permitirá direcionar o vapor para um pistão ou uma turbina.

Cuidados

O vapor é muito quente e pode causar queimaduras severas. Tanto o tanque quanto o cano ficarão muito quentes, manuseie-os com extrema cautela. Não coloque muita água no tanque para evitar acúmulos excessivos de pressão. Caso você esteja construindo um gerador grande, instale uma válvula de escape para diminuir o risco de explosões.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media