Mais
×

Faça você mesmo: Lixeira de madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lixeira de madeira artesanais possuem vários benefícios, tais como fornecer uma alternativa biodegradável às lixeiras de plástico. As lixeiras feitas em casa são ótimas para uso em ambientes internos e externos, e elas são tão eficientes quanto as lixeiras vendidas comercialmente.

Lixeiras de madeira podem ser uma alternativa ecológica às lixeiras de plástico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Preparação

Determine o local ou cômodo onde a lixeira de madeira irá ficar. Se a lixeira irá ficar dentro de um armário ou closet, meça a área para construir uma lixeira apropriada. Deixe um espaço extra para a tampa da lixeira se você quiser uma. (Apesar de não serem necessárias, a tampa mantém odores dentro da lixeira).

O peso leve das lixeiras de madeira fazem delas uma ótima escolha para uso em ambientes externos - e ainda, escolher uma lixeira de madeira ao invés de uma de plástico gera uma produção menor de receptáculos de plástico, e assim menos poluição por parte do fabricante. As lixeiras de madeira externas usam tampa, que vai proteger do tempo e manter animais longe do lixo.

Construindo a lixeira

Use aglomerado - um material especialmente fino e leve - para o processo de construção. Se você planeja pintar a sua lixeira e prefere uma superfície mais suave, use tábuas de madeiras simples porque o aglomerado tende a ter uma textura granular. Faça um desenho com as dimensões que você escolher. (Veja a seção de Referências para um exemplo de plano e dimensões).

Para lixeiras pequenas, serre a madeira escolhida nas dimensões que você mediu. Após cortar os lados, parafuse-os ou pregue-os em um formato retangular. Use um lápis para fazer um traço ao redor do retângulo e modelar o fundo. Alinhe a peça de fundo com as peças laterais, o qual fará com que a lixeira consiga ficar de pé com firmeza. Corte a linha tracejada, e então parafuse ou pregue a peça de fundo nas peças laterais pelo lado de baixo e externo da superfície.

Corte quatro peças de aglomerado do mesmo formato para os lados da lixeira externa. Parafuse cada peça uma ao lado da outra para formar uma abertura retangular larga. Meça o pedaço de madeira para o fundo da lixeira traçando ao redor dos quatro lados com o retângulo em cima da peça onde ficará o fundo. Corte a chapa do fundo seguindo a linha desenhada, e parafuse-a às laterais de baixo para cima. Coloque parafusos em intervalos próximos para fazer uma ótima sustentação. A maioria das lixeiras de plástico têm rodinhas na base para facilitar a movimentação; considere fixar rodinhas nos cantos de dois dos lados inferiores.

Acabamento

Para o encaixe, espere até que você tenha feito o corpo para fazer a tampa. Fixe a tampa em um dos lados da lixeira com uma dobradiça simples. Faça a tampa cerca de 2,5 centímetros mais longa do que as laterais de forma que você tenha um puxador para fazer a abertura.

Após construir a lixeira, faça o acabamento da madeira pintando ou envernizando. Pinte a lixeira para dar uma cor à madeira e use o verniz para selar a madeira. Pela madeira ser porosa, recomenda-se envernizar para evitar que o chorume entre na madeira. Faça uma pintura resistente ao tempo nas lixeiras externas. Pinte primeiro a lixeira e, quando secar, passe a camada resistente ao tempo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article