O acréscimo na potência de um ventilador de coluna de 40 cm pode ser feito pela troca do motor do ventilador. O novo motor, que necessitará de mais energia, pode ser comprado em lojas de conserto de eletrodomésticos. O poder de de arrefecimento do ventilador é determinado pelo tamanho das pás e do RPM, revoluções por minuto. Quanto maior o RPM, mais forte será o ventilador.
Instruções
-
Desligue o ventilador e retire o plugue da tomada.
-
Encontre os parafusos no ventilador que seguram a armação, que é a carcaça do ventilador. Os parafusos devem estar atrás e do lado em baixo do ventilador.
-
Retire os parafusos com uma chave de fenda.
-
Localize o motor do ventilador, que é um componente grande em baixo da carcaça. Existem vários fios ligados nele, assim como uma barra que sai na frente do ventilador e que se conecta nas pás.
-
Retire o motor do ventilador e desconecte os fios dele. Alguns fios podem ser conectados e outros talvez devem ser cortados. Memorize onde os fios, que são ligados ao interruptor do ventilador, estão indo. O fio de energia é semelhante a qualquer cabo de alimentação e será o fio mais grosso no ventilador. Desparafuse e remova o motor da caixa, sendo que o processo varia de acordo com os modelos de ventilador.
-
Instale o novo motor do ventilador e certifique-se de que ele se encaixe na carcaça do ventilador. Geralmente, um motor mais potente do mesmo fabricante do ventilador será mais fácil de instalar devido ao seu projeto semelhante.
-
Ligue o fio do interruptor do ventilador no novo motor. Devem existir dois ou três fios e terminais, que geralmente são o fio de energia mais o terra ou fio de controle variável. O manual de instalação do motor indica onde os fios devem ser conectados.
-
Monte o motor na armação, prendendo-o na carcaça do ventilador.
-
Recoloque a carcaça.
-
Ligue e teste o ventilador.