on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Faça você mesmo: Como tornar um ventilador de coluna 40 cm mais forte

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O acréscimo na potência de um ventilador de coluna de 40 cm pode ser feito pela troca do motor do ventilador. O novo motor, que necessitará de mais energia, pode ser comprado em lojas de conserto de eletrodomésticos. O poder de de arrefecimento do ventilador é determinado pelo tamanho das pás e do RPM, revoluções por minuto. Quanto maior o RPM, mais forte será o ventilador.

Instruções

Os ventiladores podem refrigerar uma sala sem consumir muita eletricidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o ventilador e retire o plugue da tomada.

    Loading...
  2. Encontre os parafusos no ventilador que seguram a armação, que é a carcaça do ventilador. Os parafusos devem estar atrás e do lado em baixo do ventilador.

  3. Retire os parafusos com uma chave de fenda.

  4. Localize o motor do ventilador, que é um componente grande em baixo da carcaça. Existem vários fios ligados nele, assim como uma barra que sai na frente do ventilador e que se conecta nas pás.

  5. Retire o motor do ventilador e desconecte os fios dele. Alguns fios podem ser conectados e outros talvez devem ser cortados. Memorize onde os fios, que são ligados ao interruptor do ventilador, estão indo. O fio de energia é semelhante a qualquer cabo de alimentação e será o fio mais grosso no ventilador. Desparafuse e remova o motor da caixa, sendo que o processo varia de acordo com os modelos de ventilador.

  6. Instale o novo motor do ventilador e certifique-se de que ele se encaixe na carcaça do ventilador. Geralmente, um motor mais potente do mesmo fabricante do ventilador será mais fácil de instalar devido ao seu projeto semelhante.

  7. Ligue o fio do interruptor do ventilador no novo motor. Devem existir dois ou três fios e terminais, que geralmente são o fio de energia mais o terra ou fio de controle variável. O manual de instalação do motor indica onde os fios devem ser conectados.

  8. Monte o motor na armação, prendendo-o na carcaça do ventilador.

  9. Recoloque a carcaça.

  10. Ligue e teste o ventilador.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...