Mais
×

Faça seu próprio lençol de linho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Comprar roupa de cama pode sair bem caro, especialmente se você estiver procurando lençóis que não tenham poliéster na composição do tecido. Uma solução é fazer seus próprios lençóis. Melhor ainda, você pode fazê-los em linho. O linho é um dos tecidos mais antigos conhecidos pelo homem. É macio e, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Milão na Itália, lençóis de linho podem até mesmo ajudar a curar a insônia. Se você tiver uma máquina de costura você poderá fazer um conjunto de lençóis de linho.

Roupas de cama de linho são elegantes e confortáveis (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Medidas

Meça sua cama para determinar o tamanho dos lençóis que você fará. Geralmente, um lençol de solteiro tem 160 x 280 cm, o de casal tem 220 x 250 cm, o queen size tem 240 x 300 cm, e o king size é de 280 x 300 cm. Já que o tecido para seu lençol não irá corresponder a essas dimensões, será necessário calcular a quantidade de linho a ser costurada para ganhar a largura necessária. Normalmente o linho é vendido na largura de 140 cm ou menos em lojas de tecido ou online, assim você deverá somar as larguras de 140 cm de cada peça para alcançar a largura total necessária.

Prenda com alfinetes

Prenda com alfinetes as peças de linho que serão costuradas. Considere aproximadamente 4 cm de folga para todas as costuras, incluindo as quatro bainhas e a costura central, se necessária. Prefira costurar o tecido no sentido do comprimento para evitar prender os dedos dos pés nas costuras durante o sono e, acidentalmente, soltar os pontos.

Costure

Costure as peças de linho utilizando uma máquina de costura, em seguida passe a ferro as áreas com pontos. Dobre as bordas sem acabamento do tecido deixando-as para baixo e passe-as a ferro também. Costure essas bordas com ponto invisível deixando-as planas. Dobre e passe a ferro as bordas do tecido ao redor de todos os lados de fora para fazer as bainhas, e costure-as com ponto invisível.

Para fazer o ponto invisível, dê um nó em sua linha, insira cuidadosamente a agulha logo abaixo da borda dobrada e puxe. Considere inserir a agulha por trás de um único fio de linho, de modo que quando você virar o tecido para o lado direito, você não deve ver os pontos. Insira a agulha para dentro e um pouco atrás da dobra. Empurre a agulha para a frente cerca de 2,5 cm ainda na dobra e em seguida traga a agulha para fora da dobra. Faça um pequeno ponto no tecido logo abaixo do topo da dobra, em seguida, insira a agulha na dobra novamente. Repetir este processo por todo o comprimento do tecido. Faça todos os nós logo abaixo da dobra para que eles fiquem escondidos.

Dicas

Tente escolher tecidos que sejam de linho puro, que são bastante duráveis e realmente ficam melhores a cada lavagem. Encontrá-lo em sua cidade pode ser difícil e talvez você tenha mais sorte comprando em lojas online. Você deverá procurar por linho puro, não uma mistura de linho e poliéster.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article