Como usar fade e transições no Adobe Premiere

Escrito por james withers | Traduzido por sofia egito
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar fade e transições no Adobe Premiere
Adicione transições aos seus vídeos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Na televisão e nos filmes, transições são utilizadas entre cenas para fazer com que mudanças bruscas de perspectiva pareçam menos desarticuladas. Estes mesmos efeitos de vídeo estão disponíveis para a produção de vídeo digital quando se utiliza o software Adobe Premiere para editar seus vídeos caseiros. Além disso, é possível fazer o download de plug-ins que darão à sua produção uma cara de cinema profissional. Leia a seguir para aprender a usar fade e transições no Adobe Premiere.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software Adobe Premiere
  • Uma câmera de vídeo digital (recomendado)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Crie uma linha do tempo de vídeo contendo, pelo menos, dois clipes. Para trabalhar com transições, são necessários ao menos dois clipes de vídeo em uma linha do tempo. Para tanto, basta carregar seus clipes para o software Adobe Premiere e colocá-los em uma linha do tempo. Observe que arquivos de vídeo de alta qualidade requerem grande uso da memória do computador, portanto, seja seletivo quanto ao material utilizado quando for trabalhar em uma produção de vídeo digital.

  2. 2

    Escolha uma transição dentre as disponíveis no menu suspenso. No painel "Effects" (Efeitos) do Adobe Premiere, clique no ícone da seta próximo à pasta "Video transitions" (Transições de vídeo) para visualizar um menu suspenso de transições disponíveis. Além das transições fornecidas com seu software, é possível buscar e comprar plug-ins adicionais para o Adobe Premiere online. Entretanto, ao invés de carregar centenas de efeitos de transição, tente trabalhar com as transições padrão do software, estas provavelmente serão suficientes para sua necessidade.

  3. 3

    Aplique o efeito de transição em um ponto de edição na linha do tempo, entre os dois clipes. Fazer vídeos no Adobe Premiere é um processo simples, uma vez que se acostuma com ele. Entretanto, deve-se ser cuidadoso ao aplicar os efeitos para alcançar os melhores resultados. Os pontos de edição entre os clipes são como pequenas portas por onde os efeitos podem entrar. Se tentar aplicá-los onde não haja nenhum ponto de edição, como no meio do clipe, por exemplo, eles não irão entrar. Então, se deseja editar uma parte no meio de um clipe, este precisará ser previamente cortado em dois. Assim, contanto que os clipes sejam grandes o suficiente, será possível aplicar a transição no ponto de edição entre eles.

  4. 4

    Saiba a diferença entre "cabeça" e "cauda". Ao editar uma transição no adobe Premiere, você estará adicionando efeitos de vídeo, como fade ou transição, em dois clipes. A "cauda" do primeiro clipe será a porção de vídeo na qual sua transição começa e a "cabeça" do segundo clipe será onde a transição termina. Quando um efeito de fade é aplicado, a "cauda" do primeiro clipe escurece gradualmente e, em seguida, a "cabeça" do segundo clipe clareia gradualmente. Para tanto, configure a "cauda" e a "cabeça" para que sua transição não fique brusca.

  5. 5

    Pré-visualize sua nova transição. Uma regra de ouro na produção de vídeo digital é sempre pré-visualizar seu material a cada novo efeito aplicado no vídeo. Assim, poderá corrigir pequenas falhas antes de seguir adiante. É muito mais fácil voltar atrás e desfazer uma transição imediatamente depois de aplicada do que fazê-lo mais tarde.

  6. 6

    Salve seu trabalho. Depois de terminar as aplicações de efeito no seu trabalho, será necessário salvá-lo para protegê-lo. Salvar seu trabalho no Adobe Premiere não é diferente de salvá-lo em programas de processamento de texto. Apenas clique em "File" (Arquivo) no topo da tela, e, em seguida, "Save" (Salvar). Isso irá assegurar que sua edição foi salva na memória do computador.

Dicas & Advertências

  • Procure observar como os efeitos de vídeo são utilizados em seus filmes ou programas de televisão favoritos. Mesmo que alguns programas tenham conteúdo muito interessante, efeitos de vídeo também podem ser usados com moderação pelos produtores. Portanto, avalie como uma variedade de efeitos de vídeo podem ser utilizados para seu benefício, ao invés de simplesmente utilizá-os para tentar aproveitar ao máximo o dinheiro investido no Adobe Premiere.
  • A não ser que esteja utilizando técnicas avançadas de edição, assegure-se de estar posicionando a transição sobre o ponto de edição entre os dois clipes. Caso posicione-a muito à esquerda, o vídeo do primeiro clipe pode escurecer cedo demais e repentinamente expor o material do segundo clipe. Da mesma forma, se posicionar a transição muito à direita, o vídeo do primeiro clipe pode escurecer tarde demais e o segundo clipe pode aparecer muito depois do que deveria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível