Fatores que afetam o ecossistema

Escrito por chris dinesen rogers | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores que afetam o ecossistema
Vários fatores podem ter impactos significativos em um ecossistema (Dariusz Dembinski: Stock.xchng)

Ecossistemas são dinâmicos. Mudanças ocorrem constantemente para se adaptar a estresses e pressões de um processo conhecido como sucessão ecológica. Com o passar do tempo, os ecossistemas alcançam um estado de estabilidade ou clímax. Entretanto, essa estabilidade é testada constantemente. Fatores vivos e não vivos podem impactar esses ambientes. Atividades humanas como urbanização e desenvolvimento podem invadir ou destruir ecossistemas. Condições climáticas extremas, como enchentes ou seca podem desafiar a habilidade de se adaptar de um ecossistema.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Um ecossistema é um sistema natural de produção de energia e regeneração de nutrientes que inclui todas as formas de vida funcionando com os outros componentes como uma unidade. Três componentes formam um ecossistema: os produtores, os consumidores e os abióticos, ou matérias não vivas. Todos os ecossistemas funcionam com esses componentes. Os produtores são as plantas de uma comunidade. Capturando a energia da luz do sol, as plantas produzem alimentos e liberam oxigênio no ar. Os consumidores usam os alimentos que as plantas consomem, e eventualmente os decompõe para reciclar o sistema. Os elementos abióticos incluem matéria orgânica morta ou inativa que fornece a estrutura subjacente à comunidade.

Tipos

Os tipos de ecossistemas podem ser classificados em amplas categorias de pradarias, desertos, florestas, tundra, água doce e ambientes marinhos. Dentro de cada uma dessas classes existem sistemas mais definidos. Por exemplo, pradarias podem ser divididas entre campos de grama alta, grama mista e grama baixa. Florestas incluem as coníferas, temperadas e tropicais, cada uma podendo ainda ser subdividida baseada em outros fatores, como o clima e o solo. Vamos falar sobre as florestas temperadas e os fatores que as estão afetando.

Idenficação

As alterações podem ser naturais ou causadas por humanos. A maior parte da massa florestal é acima do solo, deixando-a vulnerável a fatores externos. Danos causados pelo vento e pelo clima podem afetar especialmente árvores deficientes ou enfraquecidas. Danos causados por animais e infestações de insetos podem alterar a estrutura da comunidade se as plantas não conseguirem se adaptar. Incêndios causados por raios podem modificar a composição da floresta, favorecendo espécies resistentes ao fogo.

Nenhum fator pode impactar uma floresta mais rápida e radicalmente do que os humanos. De acordo com a National Wildlife Federation, 100 espécies de plantas e animais são extintos por dia por causa do desmatamento. O desenvolvimento e o cultivo têm afetado todos os maiores ecossistemas. A fragmentação deles têm impacto na vida selvagem, o que pode causar a extinção de espécies dependentes de um habitat de grande extensão.

Potencial

Outro fator que tem afetado o ecossistema da floresta é a floresta em si. Plantas e árvores podem alterar a composição química do solo e influenciar a base das plantas. Pinheiros, por exemplo, criam um solo ácido que limita as plantas que podem viver naquela área da floresta. Conforme as árvores amadurecem, elas alteram a camada de cobertura, assim, mudando a temperatura do solo. Sementes que exigem uma temperatura mais alta podem não ser capazes de germinar.

Considerações

Mesmo que humanos causem o maior impacto, outros fatores naturais como o clima e o fogo têm influenciado os ecossistemas. Fatores dentro do próprio ecossistema também causaram mudanças, alterando a composição da comunidade. A chave para a sobrevivência dos ecossistemas é a habilidade de se adaptar. Se ele pode se manter balanceado, sobreviverá.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível