×
Loading ...

Fatos curiosos sobre animais de fazenda para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Vacas, porcos, ovelhas, galinhas e cabras são uma parte importante da aprendizagem infantil, através de brinquedos educativos, programas de televisão e desenhos animados. No entanto, há mais coisas para se saber sobre esses animais do que apenas os sons que eles fazem e como eles se parecem. Se você estiver fazendo uma excursão com a turma da escola para uma fazenda ou apenas quiser entreter seus filhos, as curiosidades sobre animais de fazenda podem deixar uma impressão duradoura e um aprendizado marcante.

Ensinar as crianças sobre animais de fazenda pode incluir fatos menos conhecidos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Porcos

A maioria das crianças sabe que os porcos gostam de rolar na lama, mas eles podem não saber que eles fazem isso para se refrescar, porque eles não suam. Apesar de serem estereotipados como sujos, os porcos são realmente bastante limpos. Quando eles têm espaço suficiente, eles fazem as suas necessidades bem longe do local em que descansam. Tal como cachorros, os porcos jovens gostam de brincar com brinquedos e com outros leitões. Eles também gostam de estar perto de pessoas e desfrutar de um bom cafuné atrás das orelhas ou na barriga. Enquanto os porcos preferem passar a maior parte do seu dia em repouso, eles são capazes de andar quase 17 km por hora. Os porcos também se comunicam entre si usando mais de 20 sons diferentes.

Loading...
Há muito mais para saber sobre porcos do que somente os banhos de lama que eles tomam (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Vacas

Assim como os desenhos que as crianças fazem de vacas, o padrão de cada mancha é diferente. Os chifres do boi apresentam anéis, cujo número é aproximadamente igual à sua idade. Não pense que uma vaca está cansada ou é preguiçosa só porque ela está deitada. Isso é, por vezes, uma reação a uma mudança na pressão atmosférica antes de uma tempestade. Como elas possuem um olfato bem apurado, as vacas são capazes de detectar odores até oito ou nove quilômetros de distância. Como muitos animais domesticados, as vacas aprendem e responder aos nomes que são dadas por pessoas. Elas são ainda conhecidas por formar "panelinhas" dentro do rebanho.

Vacas formam amizades dentro do rebanho (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Ovelhas

Apesar de uma ovelha poder ser parecida com qualquer outra aos olhos de uma pessoa, membros do mesmo bando reconhecem um ao outro, mesmo após anos de separação. Um rebanho é um grupo social e um mecanismo de defesa, enfrentando ameaças juntos. Quando a lã de uma ovelha é raspada, ela deve ser feita em uma única peça, sendo que a pessoa que faz a tosa ainda tem que segurar e manter a ovelha quieta, ao mesmo tempo.

As ovelhas reconhecem umas às outras dentro do rebanho (Plush Studios/Brand X Pictures/Getty Images)

Cabras

As cabras fêmeas têm barbas, assim como os machos. Alguns nascem com chifres e, tal como as unhas humanas que são feitas do mesmo material, os chifres continuam a crescer por toda a vida da cabra. Elas não são apenas nadadoras qualificadas, mas também podem subir em árvores e atravessar um morro habilmente como um artista de corda-bamba no circo.

As cabras se sobressaem em natação e outras proezas físicas (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Galinhas

"Cocoricó" é muitas vezes um dos primeiros sons que as crianças aprendem. O canto do galo, que sinaliza o nascer do sol, pode ser ouvido antes de qualquer luz e demonstra como as galinhas detectam o surgimento da luz quase uma hora antes dos seres humanos. Os grupos de galinhas vivem livremente e estabelecem uma ordem de importância entre si para determinar quem come primeiro e quem dorme onde. As galinhas se lavam com a poeira ao invés de água e limpam as penas com seus bicos.

Existe uma verdadeira hierarquia entre algumas galinhas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...