Fazendo papel reciclado em casa com crianças

Escrito por ron augustine | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fazendo papel reciclado em casa com crianças
Fazer papel reciclado com crianças é uma atividade divertida e educativa (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Fazer papel reciclado com crianças é uma atividade divertida e educativa. É divertido, porque é possível produzir infinitas possibilidades de cores, formas e tamanhos. Ao mesmo tempo, é uma forma concreta de reutilizar materiais, e pode ser usado para introduzir temas como desmatamento e conscientização ambiental. Esta atividade pode ser feita com crianças a partir dos 5 anos de idade, mas também é uma boa diversão para os adultos.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do material

Existem alguns materiais importantes necessários para se fazer papel reciclado. O primeiro, é claro, é o papel. O mais recomendado é o uso de jornal ou cartolina, algumas lojas de artesanato também vendem polpa de celulose para fabricação de papel. Você poderá experimentar diferentes tipos de papel, adicionar outros materiais como o glíter para dar um charme especial ao trabalho. Uma vez escolhido, o papel deve ser misturado com água e transformado em um creme espesso batido no liquidificador.

Uma vez que a celulose esteja preparada, ela deve ser colocada em um recipiente grande e relativamente fundo. Estes recipientes variam de tamanho, mas o ideal é de 90 cm por 1,2 m , com uma profundidade de cerca de 30 cm. Ao colocar a celulose neste recipiente, adicione mais água, se necessário. A textura desta polpa deve ser semelhante ao creme de aveia. A relação polpa-água deve ser aproximadamente 1 xícara de polpa para 3 de água. Não tente fazer experiências nesta etapa, isso gastará muito tempo.

As ferramentas necessárias são: uma estrutura e madeira com rede, um molde, muitos pedaços de tecido absorvente, e dois pedaços de madeira (cerca de 60 cm por 60 cm). Essa estrutura de madeira com rede pode ser comprada em lojas de artesanato, os outros materiais você provavelmente já tenha em casa.

Moldando

Depois que todos os materiais estiverem disponíveis e a pasta de celulose tiver sido feita, é hora de começar a moldar o papel. O primeiro passo é misturar a polpa com as mãos, pois ela tende a se depositar no fundo do recipiente. Em seguida, é hora de usar a estrutura de madeira com rede e o molde para moldar o papel. O molde é da mesma forma e tamanho que a estrutura com rede, mas é apenas um quadro e não tem a tela. Comece colocando o molde sobre a estrutura. Em seguida, mergulhe rapidamente a estrutura junto com o molde no recipiente com a polpa e levante-o. Água extra deve escorrer através da tela e deixar apenas a polpa molhada na estrutura.

Pressionando e secando

O próximo passo é remover o "papel" da estrutura. A palavra "papel" está entre aspas porque ele ainda estará muito molhado neste momento e não poderá ser trabalhado ainda. Comece suavemente a tirar o molde da estrutura e coloque-o de lado. O " papel " deve permanecer na estrutura e manter a forma com que estava. Em seguida , vire a estrutura de cabeça para baixo e pressione o fundo da tela com um pedaço de tecido molhado. O "papel" grudará em coisas úmidas, assim, sairá da tela, pelo efeito do pano umedecido. Neste ponto, ele estará pronto para ser prensado e seco. Uma vez que ele esteja sobre o tecido, poderá ser pressionado para remover o excesso de água. Os profissionais usam várias prensas de papel que utilizam calor e eletricidade, mas as crianças podem fazer sua própria prensa. Para isso, coloque dois pedaços de tecido absorvente entre dois pedaços de madeira de 60 cm por 60 cm. Em seguida, coloque o "papel" entre as peças. Peça para uma criança pisar na tábua para retirar o excesso de água.

Por último, retire o papel da prensa e deixe-o secar durante a noite. Quando ele enrolar as bordas, estará seco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível