Como são feitas as lentes fotocromáticas?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são feitas as lentes fotocromáticas?
Como são feitas as lentes fotocromáticas?

Outras pessoas estão lendo

Sobre as lentes fotocromáticas

As lentes fotocromáticas são projetadas para alterar suas propriedades de sombreamento, quando expostas à luz ultravioleta. As lentes escurecem quando a luz do sol as atinge, protegendo os olhos da pessoa da radiação ultravioleta. Quando a luz solar é diminuída, as lentes voltam ao seu estado original, transparente, permitindo que a luz artificial passe. Essas lentes são úteis para o conforto pessoal e para fins medicinais.

Propriedades

O ingrediente que permite que as lentes alterem as propriedades de sombra tão rapidamente é conhecido como o haleto de prata. Existem vários tipos diferentes de haletos de prata, embora a substância mais comumente utilizada seja o cloreto de prata. Esse produto químico tem sido usado desde 1960 para criar lentes fotocromáticas para óculos, e funciona absorvendo as ondas de luzes ultravioletas. As moléculas da substância do haleto de prata reagem de uma maneira específica com as propriedades da onda de curto comprimento da luz UV. Isso faz com que as moléculas absorvam a energia e faz com que seus átomos vibrem mais rápido. Em vez de liberar essa energia, os átomos usam-na para formar novas ligações com materiais ao redor, criando uma substância diferente que escurece as lentes e bloqueia a luz.

Quando a lente é movida da luz da onda de comprimento curto UV para áreas onde existam ondas de mais comprimento, ela começa a liberar energia, e os átomos voltam ao seu estado original. Essa liberação de energia de volta no ar depende da temperatura e do material. Em um quarto frio, pode levar de 10 a 15 minutos ou menos para a lente voltar totalmente para sua transparência original. Mas a troca é um processo térmico e quanto mais calor a lente transfere para o ar, mais rápido ela pode mudar. Por comparação, em ambientes quentes, os óculos levarão mais tempo para liberar o calor e perder suas propriedades de sombra.

Aplicação

Existem duas maneiras de aplicar esse material de escurecimento. No início, os fabricantes misturavam o material com o vidro, então ele penetrava nas lentes. Mas as versões de vidro dos óculos fotocromáticos eram pesadas e desajeitadas, mas com o avanço da tecnologia, elas foram substituídas por materiais plásticos e de policarbonato. A substância de haleto de prata era misturada com esses materiais, da mesma forma, mas os óculos eram muito mais leves e flexíveis.

Como o material da lente toda escurecia com esse processo, o quão escuro a lente ficava dependia do quão grossa ela era. As lentes finas não forneciam tanta proteção de sombreamento, e as grossas poderiam ficar escuras demais para as pessoas. Para resolver esse problema, os fabricantes começaram também a aplicar o haleto de prata como um filme sobre a parte superior das lentes, permitindo controlar as qualidades de escurecimento com muito mais precisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível