Mais
×

Alergias ao ródio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ródio é um elemento da família da platina, conhecido por sua resistência a manchas e à corrosão. No entanto, algumas pessoas experimentam reações alérgicas quando utilizam jóias banhadas à ródio. Embora seja pouco provável de causar uma alergia, o ouro branco e colorido é bastante reativo e pode produzir sintomas alérgicos.

Benefícios

O ródio é claro e brilhante sob quase todas as condições ambientais. Apesar do seu alto custo, ele é eficaz para o chapeamento porque preserva as peças de ouro branco e colorido além de sua vida útil normal. As joias banhadas à ródio são resistentes a arranhões e abrasão, e o metal é hipoalergênico.

Desvantagens

Embora as alergias ao ródio sejam incomuns, a alergia ao ouro colorido ou branco são comuns. Essas ligas de ouro geralmente incluem quantidades significativas de níquel, um metal ao qual muitas pessoas são sensíveis. Segundo o site Better Than Diamond, cerca de 20% das mulheres têm uma alergia ao níquel. Como o ródio é poroso, o níquel pode entrar em contato com a pele, causando coceira, vermelhidão e erupções cutâneas.

Considerações

O chapeamento com ródio pode fazer com que as jóias que contém níquel sejam utilizáveis para algumas pessoas. Nem todas as peças são adequadas, no entanto. Certos tipos de jóias, tais como brincos e anéis de casamento, sofrem de desgaste diário suficiente para que o revestimento seja desgastado rapidamente. Ainda que o ródio seja resistente à abrasão, pode eventualmente tornar-se fino o suficiente para permitir que o níquel entre em contato com a pele. Colares, pulseiras e anéis, que sejam utilizados ​​com menos frequência, podem ser candidatos para o chapeamento com ródio.

Prevenção e solução

O ródio é um material extremamente caro -- custa quatro vezes mais que a platina e nove vezes mais que o ouro. Tenha cuidado com jóias de ouro branco ou colorido de baixo custo, que podem não ser banhadas ou que possuam somente uma fina camada de ródio, o que permite uma maior exposição ao níquel. Você deve considerar o rechapeamento de jóias, ou escolher aqueles que contém platina sobre o ouro branco, se o custo do banho de ródio for muito alto.

Equívocos

Algumas pessoas acreditam que podem detectar o níquel em ouro branco banhado à ródio utilizando um ímã. Este método é usado quando existe uma preocupação com a passagem do níquel pelo banho de ródio. Embora o níquel seja tecnicamente magnético, ele é o menos sensível dos três minerais magnéticos, tornando este teste ineficaz. Não existe um teste seguro para detectar a presença de níquel em ligas de jóias. A melhor opção para aqueles que desejam evitar o mineral é comprar joias com joalheiros de renome, ou escolher metais que nunca sejam formulados com níquel.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article