Mais
×

Como dizer se você tem uma ferida infeccionada

Atualizado em 17 abril, 2017

A pele protege o interior do nosso corpo contra infecções. Quando ocorre uma ferida superficial, a pele já não está presente para proteger aquela área do corpo, e as bactérias podem entrar rapidamente, causando a infecção. A infecção atrasa o processo de cicatrização podendo até se espalhar para o resto do seu corpo. É importante saber todos os sintomas de uma ferida infeccionada a fim de identificar e corrigir a situação rapidamente.

Instruções

As feridas superficiais atingem a derme, deixando nosso corpo exposto a possíveis bactérias (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Observe qualquer vermelhidão ao redor do ferimento, pois este é o primeiro sinal de infecção. Um pouco de vermelhidão é comum assim que a ferida ocorre, mas ela deve diminuir. Se ela aumentar ou se você vir estrias vermelhas em torno das bordas do corte, este é um sinal do início da infecção.

  2. Observe se há pus ou qualquer outro líquido escorrendo do machucado, especialmente se tiver cheiro ruim. Essa é uma indicação de que os glóbulos brancos estão lutando contra uma infecção e perdendo a batalha.

  3. Observe qualquer inchaço ou endurecimento da área da ferida. À medida que a infecção progride, o tecido vai se acumular e endurecer sob o corte. Você pode notar que o machucado está quente tocando-o.

  4. Fique atento ao aumento da dor. Assim como a vermelhidão, a dor deve diminuir gradualmente conforme o machucado sara. O aumento da dor é também um indicador da infecção.

  5. Verifique a sua temperatura. A febre significa que seu corpo está tentando lutar contra alguma coisa e que a infecção pode ter se espalhado para outras partes do corpo.

Aviso

  • Se você acha que tem uma ferida infeccionada, consulte seu médico ou uma clínica.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article