Ferramentas para aplicar strass

Escrito por joan mansson | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas para aplicar strass
Aplique strass a uma sandália comum e torne-a mais elegante (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O strass pode transformar uma peça de roupa comum em algo especial. Aplicado a uma camiseta, por exemplo, pode deixá-la mais elegante. Essas pedras podem ser acrescentadas a fitas, roupas jeans, chapéus e bolsas. Seu tamanho varia de 0.8 mm a 4.5 mm, e elas podem ser encontradas em inúmeros formatos, como baguete, pérola, quadrado, triangular, oval, octogonal, navete etc. As cores são ainda mais variadas, e procuram retratar os tons encontrados em pedras preciosas verdadeiras - além de mais algumas tonalidades possíveis. Para aprender como usar adequadamente as ferramentas de aplicação de strass, comece com um projeto pequeno.

Outras pessoas estão lendo

Modelos

Quando você estiver criando o desenho que quer aplicar na roupa, faça-o primeiro em um papel. Há muitos modelos que você pode encontrar pela internet, dos mais simples aos mais complexos. A vantagem é que você pode reaproveitá-lo para outros projetos. Você pode colocar o modelo sobre um vidro, e aplicar o strass em uma superfície adesiva, ou simplesmente passar o traçado sobre o tecido, usando papel carbono.

Adesivos

Se você estiver trabalhando com algodão ou brim, folhas adesivas podem ser uma boa opção. Você pode cortá-las do tamanho que quiser e colocar sobre uma superfície de vidro, com um molde por baixo, por exemplo. Assim, você pode posicionar as pedras de strass em cima, de acordo com o desenho. Existem ainda, disponíveis em lojas de artesanto, colas para aplicar strass em plástico, vidro, madeira ou tecido.

Plástico ou vidro

Uma superfície de vidro ou plástico limpos serve como uma divisória entre o modelo e a folha adesiva. Esse método é útil para aplicar strass em materiais que podem ser passados a ferro. Você pode usar até mesmo o vidro de um porta-retratos, mas o tamanho dependerá do desenho que você quer fazer.

Strass engrampado

Tudo o que você precisa para costurar o strass é linha, agulha e um modelo. Geralmente, essa pedra é chamada de strass engrampado, e está disponível nos mesmos modelos e tamanhos que as coláveis. Algumas pedras podem vir com perfurações, para que elas sejam costuradas juntas, em tiras, e depois aplicadas ao tecido.

Ferramentas para segurar strass

Para a aplicação do strass, você pode contar somente com seus dedos, quando manusear pedras maiores; mas para as peças pequenas, será necessária uma pinça. Essa e outras ferramentas estão disponíveis em lojas de artesanato e na internet. Uma pinça específica para strass tem cola em uma das pontas, e uma agulha na outra. O lado com cola é usado para agarrar a pedra, e o lado com a agulha é usado para posicionar o strass.

Ferro e tábua de passar

Se você estiver usando folhas adesivas, uma fonte de calor será necessária para aplicar as pedras no tecido - uma boa opção é um ferro de passar. Além do ferro e de uma superfície de trabalho, você precisará de papel à prova de calor. Ele é colocado na parte de trás do tecido que receberá o strass. Isso impede que a cola atravesse o material e o queime.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível