Ferramentas básicas para manutenção de uma Harley Davidson

Escrito por john cagney nash | Traduzido por handrei peterson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas básicas para manutenção de uma Harley Davidson
Um simples conjunto de ferramentas pode algumas vezes evitar uma longa espera na beira da estrada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na era da empresa pós-AMF, as motocicletas se tornaram uma reinvenção que primeiramente foi destinada a trazer a tecnologia de design e de bordo a par com os rivais de mercado europeus e japoneses. Isso resultou em uma máquina tecnologicamente muito mais avançada do que aquela que inicialmente tornou a marca popular. Todavia, a manutenção básica do usuário ainda é possível, para a qual um conjunto de ferramentas relativamente básicas será suficiente.

Outras pessoas estão lendo

O conjunto de ferramentas HD

As novas motocicletas Harley-Davidson – usualmente referenciadas pela abreviação “Harley” ou “HD” – são entregues com um conjunto básico de ferramentas suficiente para a maioria das tarefas de manutenção recomendadas pelo manual, e ainda para alguns reparos de beira de estrada. Se a sua máquina não é nova e o conjunto de ferramentas não está mais com a moto, ele pode ser substituída em uma concessionaria; a Harley vende um kit da marca com as ferramentas. Como os pilotos fãs da marca sabem, qualquer item com o logótipo HD oficialmente endossado é provavelmente muito mais caro do que o equivalente sem marca.

Montando um kit de ferramentas

Carregue uma lanterna; aquelas modernas com diodos emissores de luz, em vez das lâmpadas incandescentes, que usam baterias AAA e podem ser tão pequenas quanto uma caneta, mas são de valor inestimável – por exemplo – para detectar um fio solto sob o para-lama ou assento, mesmo à luz do dia. Para economizar espaço, compre apenas chaves de combinação; elas apresentam uma entrada diferente em cada extremidade. Para a maioria dos modelos Harley, as chaves e soquetes devem ser da SAE (Society of Automotive Engineers), também chamado de U.S. Standard. Apenas os monocilindros, de dois tempos AMF -- Harley Davidson fabricados na década de setenta, que se tornaram Cagivas, usam medidas métricas como padrão primário. Uma ferramenta de vela de ignição é uma necessidade prática. As velas de ignição devem ser regularmente substituídas como parte da rotina de manutenção, e velas sujas estão por trás de uma porcentagem considerável dos problemas. Um conjunto básico de soquetes deve incluir uma tomada de vela de 16 mm uma barra para ligá-la. Embora um conjunto de soquetes de tamanho normal não seja prático para ser carregado, conjuntos menores são disponibilizados com pequenas catracas e soquetes em tamanho real, como as chaves, que devem ter o padrão SAE U.S. Standard. Um conjunto de chaves em forma de estrela Torx é necessário para remover alguns dos parafusos usados na maioria dos modelos de HD. Monitorar o desgaste dos pneus é fundamental para uma condução segura; tenha um calibrador de pneu em seu kit de ferramentas. A calibragem dos pneus deve ser conferida antes de uma longa viagem.

Kits de reposição

Inúmeras empresas que não são endossados pela Harley oferecem kits de ferramentas montados com a marca em vista. Eles normalmente incluem um conjunto de chaves, uma chave ajustável para tarefas mais pesadas, como reaperto de um eixo; alicates de pressão para prender uma extremidade de um parafuso ao apertar a porca com a outra; alicates de bico fino para tarefas complicadas como pegar uma arruela que caiu em locais difíceis; e uma chave de fenda multicabeça. Chaves Hex, Allen e Torx são uma necessidade para todos os modelos, antigos e novos.

Outras sugestões

Verifique se o material e fechamento da maleta de ferramentas são à prova d’água – “resistente a água” não é a mesma coisa – especialmente se ela foi projetada para ser amarrada à própria motocicleta, por exemplo, nos quadros, garfos ou para-choques traseiro. Embora não seja estritamente uma ferramenta, uma lata em aerossol de óleo lubrificante pode ser um trunfo. Algumas braçadeiras de plástico também são recomendadas. Fita isolante pode resolver uma infinidade de problemas que surgem quando a máquina é montada em clima úmido. Lâmpadas de reposição ocupam pouco espaço e podem ser de grande valor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível