on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ferramentas de folheamento a ouro

Atualizado em 20 julho, 2017

Folhear a ouro é algo que vem sendo feito por pelo menos 3.000 anos. Os métodos iniciais envolviam martelar fisicamente uma fina camada de ouro sobre um material de base, como prata, bronze ou madeira. O ouro é um metal macio, relativamente fácil de dar forma, mas este método é tedioso, consome tempo e não é prático para pequenos objetos. As técnicas químicas para se folhear metais mais baratos com o ouro passou a ser usada na Idade Média. A galvanoplastia e folheamento químico são os principais métodos para realizar o folheamento a ouro atualmente.

As joias são normalmente folheadas a ouro para tornar peças atraentes mais acessíveis (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Processo de galvanoplastia

A galvanoplastia é um processo amplamente utilizado com o ouro, como joias ou contatos elétricos em uma placa de circuito. O objeto a ser banhado com ouro recebe uma carga negativa ao ser ligado ao lado negativo de uma bateria ou fonte de alimentação. Ele então é colocado em um banho químico; o ouro é ligado ao lado positivo do circuito e inserido dentro da solução. Quando a energia é aplicada, o ouro gradualmente se deposita na haste de metal negativa. Esse processo só funciona para objetos que são condutores elétricos.

Loading...

Ferramentas de galvanoplastia

Uma fonte de alimentação de corrente contínua é necessária, fornecendo uma corrente constante para manter a reação de metalização acontecendo. A corrente alternada não funciona, porque o fluxo de corrente se inverte 60 vezes por segundo -- o que significa que a reação nunca permitiria que o ouro "grudasse" ao objeto desejado. O poder da fonte de alimentação varia com o tamanho do objeto que recebe o ouro. O processo de revestimento é realizado em um tanque ao qual foi adicionado sulfito de ouro líquido ou uma solução de cianeto de ouro. A instalação de cabos e grampos para segurar as duas varetas no lugar completa um arranjo básico de galvanoplastia. Um arranjo de galvanoplastia alternativo utiliza uma "caneta" elétrica para colar o ouro em superfícies ou objetos que não podem ser imersos em um tanque. Por exemplo, a reparação de placas de circuito utilizam este método, mas o princípio elétrico é o mesmo, como em um processo de galvanização em tanque.

Folheamento químico

Um procedimento de folheamento de ouro sem energia não requer uma fonte de alimentação externa; ele utiliza reações químicas para anexar o ouro ao objeto desejado. Uma solução de cianeto de ouro ou tiossulfato de ouro proporciona uma reação que não necessita de energia elétrica para acontecer. Um tanque é preenchido com o produto químico, e o produto a ser revestido é montado sobre um suporte ou haste.

Materiais para o folheamento químico

O folheamento a ouro químico que utiliza uma solução baseada em cianeto para o tanque foi patenteado no século XIX. Isso funciona bem, mas o cianeto é tóxico e causa danos ambientais. Produtos químicos mais novos, como tiossulfato de ouro, conseguem o mesmo resultado, e são menos perigosos de usar e mais ecossustentáveis.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...