Ferramentas de medição usadas nos tempos antigos

Escrito por patricia glaeser | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas de medição usadas nos tempos antigos
As ferramentas de medição desempenham um papel fundamental na história da humanidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As ferramentas de medição têm uma longa história, que vem desde os tempos antigos. O curioso é que muitas destas ferramentas mudaram muito pouco ao longo dos anos e ainda são usadas atualmente, na sociedade moderna. Os arqueólogos descobriram muitas ferramentas de medição simples, juntamente com as unidades de medida utilizadas por sociedades antigas.

Outras pessoas estão lendo

Transferidor

Os transferidores, que são ferramentas de medição semicirculares, foram usados ​​nos tempos antigos para medir ângulos entre duas linhas que se cruzam. Há pouca diferença entre os antigos e os atuais. A ferramenta de forma semi-circular é marcada com medições de ângulo de 0 a 180 graus. O uso dessa ferramenta já era usada no século XVII. Elas foram usadas ​​primeiramente como ferramentas de navegação para medir os ângulos presentes em cartas náuticas, mas rapidamente se tornou popular como uma ferramenta de construção também.

Sextante

Um sextante é uma ferramenta de navegação usado pelos navegadores para determinar a linha de posição num gráfico de navegação. Basicamente, é tirada uma medida de ângulos entre um objeto celeste, como uma estrela, e a linha do horizonte. É um instrumento muito preciso. O princípio por trás do sextante foi desenvolvido pela primeira vez por Isaac Newton e, em seguida, mais tarde evoluiu tornando-se a ferramenta, durante o século XVIII. A calibração de 60 graus lhe dá o nome. Os marinheiros ainda usam este instrumento como um dispositivo de segurança em suporte aos sistemas de GPS mais modernos.

Barômetro

Um barômetro é usado para medir a pressão atmosférica. Utilizado desde o século XVII, o primeiro barômetro era feito de um tubo de vidro à vácuo colocado no topo de um recipiente de mercúrio. À medida que a pressão de ar caia, o mercúrio subia no tubo, o que indicava a expectativa de chuva. O barômetro ainda é usado em meteorologia como um indicador do tempo e como uma ferramenta para medir a pressão atmosférica com precisão.

Relógio solar

O relógio solar foi a primeira ferramenta para medição do tempo que se tem notícia. Ele foi o precursor do moderno relógio analógico. Esta ferramenta de medição aparece na história desde 3000 a.C. Simplesmente ao fincar uma vara reta no chão e medir a sombra produzida pelo sol, foi possível que o homem antigo organizasse as horas do dia. Embora o uso do relógio solar esteja obsoleto, alguns deles são encontrados em todo o mundo como elementos decorativos em jardins e em monumentos históricos, onde as sociedades antigas uma vez o usaram.

Termômetro

Embora o termômetro tenha sido usado, pela primeira vez, ativamente durante o século XVIII como uma medida de temperatura, quando a primeira escala foi adicionado ao instrumento; já no primeiro século a.C, os gregos antigos usaram um dispositivo de medição similar ao moderno termômetro. Na verdade, atribui-se a Galileo a invenção do termômetro. O mercúrio tem se mostrado o material mais preciso usado para indicar a temperatura num termômetro. Uma variedade de outros líquidos coloridos, incluindo a água, têm sido utilizados ao longo dos anos para medir a temperatura com o termômetro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível