Mais
×

Fertilizante caseiro de algas marinhas

O fertilizante de algas marinhas é uma maneira completamente orgânica de nutrir as plantas, pois as algas são ricas em nutrientes necessários, incluindo nitrogênio, fosfato e potássio, tornando-as uma escolha popular entre os jardineiros. O fertilizante de alga marinha também é absolutamente seguro para humanos e animais e é suave o suficiente para ser utilizado sempre que o jardim necessitar de adubação, mas o melhor de tudo é que esse fertilizante é fácil de se fazer.

Instruções

A alga marinha é um fertilizante orgânico efetivo (Abstract seaweed in blurred deep water image by Rey Kamensky from Fotolia.com)
  1. Verifique se em sua região é permitido coletar algas marinhas ao longo da costa. Caso não seja, considere comprá-las através da internet, mas tenha em mente que comprar algas marinhas pode ser mais caro do que comprar um fertilizante de algas em uma loja de artigos para jardinagem.

  2. Colete as algas marinhas ao longo da costa, usando os sacos de lixo. Não retire algas diretamente do oceano, já que muitos dos animais e peixes dependem delas para sobreviverem.

  3. Lave um balde de 19 litros ou outro recipiente grande com uma tampa de boa vedação, utilizando detergente líquido e água.

  4. Enxague bem o balde.

  5. Ponha o balde em um local quente, pois o calor acelerará o processo de decomposição e poderá ser difícil de movê-lo quando estiver cheio.

  6. Ponha as algas marinhas no balde, enchendo-o a até 5 cm da borda.

  7. Despeje água sobre as algas e feche bem a tampa do balde.

  8. Mexa o conteúdo do balde uma ou duas vezes por semana, utilizando um bastão e lembre-se de sempre fechar bem a tampa do balde, pois assim o processo de decomposição será acelerado. Espere até que as algas estejam completamente decompostas, o que geralmente leva um mês. Se for usado um recipiente maior, o processo poderá levar mais tempo.

  9. Dilua o líquido concentrado de algas em água, utilizando uma proporção de 1:16. O fertilizante de algas marinhas agora está completo.

Dicas

  • Ponha o fertilizante de algas marinhas em um borrifador e borrife ao redor da base ou nas folhas das plantas.
  • Aplique o fertilizante de algas marinhas uma vez por mês, ou mais, se necessário.
  • Aplique o fertilizante pela manhã, quando o clima está mais frio. Isso ajuda a prevenir queimaduras nas plantas, especialmente quando o fertilizante for aplicado direto sobre as folhas.
  • Para uma melhor absorção de nutrientes , aplique o fertilizante após umedecer o solo.
  • A água da chuva ou irrigação pode remover os nutrientes do fertilizante antes que as plantas possam absorvê-los, portanto, evite regá-las no mesmo dia em que aplicar o fertilizante.

O que você precisa

  • Algas marinhas
  • Saco de lixo plástico
  • Balde de 19 litros com tampa
  • Água
  • Borrifador de jardim
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article