Fezes com sangue em bebês

Escrito por tiffany fowlkes | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fezes com sangue em bebês
A presença de sangue nas fezes dos bebês nem sempre é devida a condições graves (Jeti87 : Stock.Xchng)

Os pais checam continuamente as fezes de seus bebês para garantir que elas têm textura e cor normais. A presença de sangue nas fezes é suficiente para preocupar qualquer pai ou mãe, mas nem sempre é o resultado de um condição grave, e de acordo com o Dr. Jim Sears, quase todos os bebês irão eliminar fezes com sangue pelo menos uma vez durante a infância. Sangue nas fezes em bebês pode ser ocasionalmente o resultado de uma condição subjacente grave que deve ser tratada por seu pediatra imediatamente para prevenir complicações sérias.

Outras pessoas estão lendo

Causas menores

Em alguns casos, bebês com sangue nas fezes podem estar experimentando uma colite alérgica causada por uma intolerância à lactose ou à proteína do leite de peito ou de fórmula que eles estão tomando. Bebês que têm colite alérgica terão linhas vermelhas claras de sangue em suas fezes. Tanto aqueles amamentados quanto aqueles tomando fórmulas podem desenvolver essa condição. Os bebês amamentados que desenvolvem colite alérgica podem ser tratados pela remoção de leite e laticínios da dieta da mãe. Os bebês alimentados com fórmula que desenvolvem colite alérgica usualmente têm intolerância às proteínas da soja e podem ser tratados pela substituição por uma fórmula elementar.

Causas graves

A intussuscepção é uma causa comum de sangue nas fezes de bebês que tende a aparecer durante o período em que eles começam a se alimentar com alimentos sólidos. De acordo com Carol Miller, pediatra na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, a intussuscepção causa dor do tipo cólica que ocorre em ondas que aumentam em frequência e em intensidade. Ela é uma condição em que o intestino do bebê se torna inflamado e inchado, resultando em bloqueio e possivelmente em lesão intestinal. A condição pode causar a morte de tecido intestinal, causando fezes vermelhas escuras com textura de geleia que podem conter muco. Os bebês também podem ficar suados, letárgicos, mostrando sinais de desidratação, e o estômago pode ficar distendido com uma massa semelhante a uma salsicha na região superior média ou direita do abdômen.

Tratamento

De acordo com Annie Stine do Babycenter Medical Advisory Board, se seu pediatra suspeita que seu bebê está tendo sangue nas fezes devido a uma intussuscepção, o diagnóstico será confirmado por ultrassom, tomografia ou estudos especiais com raio-X. Após uma imagem fornecer um diagnóstico positivo, um radiologista tentará empurrar o intestino de volta ao lugar usando um enema com ar ou com bário. Se seu bebê tem uma lesão no intestino devido a essa condição, a cirurgia será necessária para remover o bloqueio, e em casos graves, podem ser removidas pequenas seções do intestino para remover o bloqueio.

Considerações

Medicamentos com preparações de ferro podem fazer as fezes do bebê se apresentarem escuras ou sanguinolentas, e isso desaparecerá quando o bebê parar de tomar o medicamento. Bebidas e comidas que contêm corantes vermelhos também podem fazer as fezes parecerem vermelhas ou com sangue, mas não são resultado de uma condição grave.

Alerta

Os bebês que têm sangue nas fezes devido à colite alérgica devem ser tratados e monitorados por um pediatra, especialmente aqueles que estão experimentando dor abdominal, vômitos e ganho de peso insuficiente como consequência dessa doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível