on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Fiação básica para barcos

Atualizado em 20 julho, 2017

A fiação básica para barcos segue o mesmo padrão para todos os tamanhos de embarcações. O esquema elétrico de um barco pode ser criado do zero por diferentes técnicos e mesmo assim os métodos serão similares. Uma pessoa que tem barcos como hobby talvez esteja mais interessada em como a fiação funciona do que propriamente em criar o esquema elétrico do barco. Uma inspeção visual da fiação de um barco pode ser feita em cerca de uma hora. Para realmente criar toda a fiação do barco do zero, levará mais ou menos um dia e meio.

Instruções

Tudo no painel de controle é alimentado por meio de fusíveis (Dashboard of automotive image by TekinT from Fotolia.com)
  1. Localize a bateria e encontre o fio vermelho número 12 no terminal positivo ligado ao terminal no painel de fusíveis. Localize o fio preto número 12 no terminal negativo ligado ao fio terra principal. Note que as conexões são bem apertadas.

    Loading...
  2. Encontre o fio preto número 6 no terminal negativo da bateria ligado ao fio terra do motor. Localize o fio vermelho número 6 ligado ao terminal positivo da bateria ligado a um grande solenoide montado no motor.

  3. Acesse o módulo de ignição. Localize o fio vermelho escuro número 16 no terminal positivo do módulo de ignição ligado a 20 amperes ou o terminal maior no painel de fusíveis. Localize o fio vermelho escuro número 16 ligado ao terminal de início no módulo de ignição ligado a um pequeno terminal no início do solenoide. Localize o fio preto número 16 ligado a outro pequeno terminal no início do solenoide ligado ao terminal no terra.

  4. Vá ao painel de controle. Localize o fio vermelho escuro número 16 no terminal positivo do painel de controle com 20 amperes ou mais na caixa de fusíveis. Localize o fio preto número 16 no terminal negativo do painel de controle ligado ao fio terra do terminal.

  5. Acesse as luzes. Encontre o fio preto número 16 no terminal negativo das luzes ligado ao fio terra do terminal principal. Localize o fio vermelho número 16 no terminal positivo ligado ao terminal de ligação do interruptor das luzes. Localize o fio vermelho número 16 ligado ao terminal positivo do interruptor com 20 amperes ou mais no terminal de fusíveis.

  6. Vá até a buzina. Localize o fio preto número 16 ligado ao terminal negativo da buzina e ligado ao terminal do painel principal. Localize o fio vermelho escuro número 16 no terminal positivo da buzina ligado ao terminal de ligação do botão da buzina. Localize o fio vermelho escuro número 16 no terminal positivo do botão da buzina com 20 amperes ou mais no painel de fusíveis.

  7. Certifique-se de que todos os interruptores estejam ligados do mesmo jeito e que os fios escuros não estejam corroídos no terminal. Esteja ciente também que qualquer alteração na fiação do barco deve ser feita da mesma forma que a fiação existente.

Loading...

Dicas

  • Preste atenção nas marcações de positivo e negativo e esteja ciente de que as cores dos fios mudam de acordo com o modelo do barco.

O que você precisa

  • Lanterna

Referências

Loading ...
Loading ...