Fitoterapia: projetos divertidos

Escrito por kate sheridan | Traduzido por barbara carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fitoterapia: projetos divertidos
Os projetos de fitoterapia combinam criatividade e ervas frescas (garlic, herbs and cones image by Renata Osinska from Fotolia.com)

A fitoterapia, também conhecida como medicina botânica ou herbologia, é o estudo (e arte de utilização) das plantas herbáceas e medicinais. Este estudo (e prática) antigo é a base para muitos remédios comuns; muito deles usados na medicina moderna, onde os cientistas frequentemente sintetizam ingredientes ativos de plantas para duplicações e produção em massa. A variedade, cor, fragrância e utilidade de ervas incentivam a experimentação e prestam-se à realização de vários projetos divertidos.

Outras pessoas estão lendo

Espiral de ervas medicinais

Uma espiral medicinal de ervas é um jardim minúsculo de erva que cresce em espiral até aproximadamente 90 cm do chão. A espiral permite plantar uma variedade de suas ervas favoritas em um espaço compacto. Faça experiências com cores e fragrâncias diferentes . As ervas que necessitam de luz do sol mais direta, podem agraciar o lado norte da espiral; enquanto que aquelas que necessitam de mais umidade e de uma pequena sombra, podem preencher o lado sul.

Para fazer uma espiral de ervas medicinais, selecione uma localização ensolarada, com solo fértil e bem drenado. Raspe e escave a terra formando um monte com, aproximadamente, 1,5 m de largura na base e 90 cm de altura. Marque um caminho espiralado ao redor do monte com pedras de jardim, deixando ao menos 30 cm entre cada nível à medida que você se encaminha para cima desde o fundo. Plante suas ervas medicinais nos espaços entre os marcadores de pedra.

Óleo de ervas suavizante para ferimentos

A fitoterapeuta Lesley Bremness disponibiliza receitas para óleos de massagem suavizante em seu livro, "The Complete Book of Herbs" (O Livro Completo das Ervas). Um óleo de massagem de dente-de-leão pode introduzir as crianças ao mundo da fitoterapia, ao combinar as propriedades curativas do dente-de-leão com os atributos calmantes de uma massagem com azeite de oliva. Envolva os mais novos na recolha de um balde de cabeças frescas de dente-de-leão. Recolha o bastante para encher um pequeno balde plástico de praia. Deixe as cabeças das flores descobertas durante a noite. Na manhã seguinte, retire todos os talos e encha frascos de vidro com as flores amarelas brilhantes. Cubra as flores com azeite de oliva e respingue uma colher de sopa de vodca no topo para desencorajar a formação de mofo. Deixe a mistura em um peitoril de janela ensolarado por duas semanas. Descarte as cabeças de flor e despeje a mistura em uma garrafa limpa.

Mantenha o óleo em um pote decorado por um dente-de-leão e um sol pintados à mão, tornando-o facilmente identificável. Oriente as crianças para rotularem o frasco com a etiqueta "massagem para ferimentos".

Grinalda herbácea de parede

Tenha à mão as ervas que você usa mais frequentemente, dia ou noite, com uma grinalda herbácea de parede. A sálvia, confrei, lavanda, camomila e outras ervas medicinais secarão naturalmente em uma armação redonda de arame. Estas grinaldas verdes acrescentam uma fragrância refrescante a qualquer parte da casa; e ficam encantadoras, quando realçadas com uma fita colorida que combine com a decoração do seu cômodo.

A maioria das lojas de artesanato e centros de jardinagem oferece armações para grinaldas em arame de várias formas e tamanhos. Corte suas ervas frescas juntamente com os talos. Depois, embrulhe um pequeno fio verde de florista ao redor do talo, deixando cerca de 3 cm no fim. Enrole o fio restante ao redor da armação para segurar a erva. Continue a adicionar ervas até que a grinalda esteja cheia.

Sortido de chás herbais

Recolha, seque e rotule os ingredientes para uma variedade de chás de ervas. Se você plantou uma espiral de erva, esta é uma oportunidade excelente para fazer bom uso da sua colheita. Os centros de jardinagem e ervanárias também vendem ervas medicinais. Se você não tiver espaço suficiente para a plantação, saiba que muitas ervas para chá crescem bem em vasinhos colocados em um peitoril de janela ensolarado.

Mantenha bastantes à mão, juntamente com pequenos frascos sortidos e decorados com imaginação, para oferecer em dias aniversários e feriados especiais. Você pode escolher alguns chás calmantes simples e saborosos, tais como erva-cidreira, camomila e menta. Prenda um filtro de folhas de chá e alguns paus de canela à garrafa com uma fita, e inclua orientações de preparação para o recipiente de chá.

Fragrância caseira de ervas

As fragrâncias herbais são ligeiramente mais aromáticas do que os perfumes e águas de colônia tradicionais. Usando água destilada, vodca e suas ervas favoritas, você pode adicionar um aroma relaxante ao seu banho de espuma, uma fragrância refrescante às suas áreas de banhos e piscinas, ou regalar os locais de convívio familiar mais movimentados com um evocativo aroma. Com as fragrâncias herbais decantadas em bonitas garrafas, você pode fazer econômicos presentes para oferecer em dias de feriado ou como lembrancinha de festa.

Use aproximadamente três xícaras de água destilada e 8 ml de vodca, para cada 30 g de ervas secas. Mantenha a mistura em um local seco e escuro -- como o fundo de um armário -- pelo menos durante uma semana. Isto permitirá que a fragrância se misture completamente. Você pode então decantar o líquido em garrafas com as ervas inteiras; ou espremê-las, se preferir um líquido claro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível