O que fazer com flores de lavanda

Escrito por kate carpenter | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer com flores de lavanda
As flores de lavanda tem mais usos do que simplesmente serem postas em um buquê perfumado (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

As plantas de lavanda têm sido, há muito tempo, favoritas em paisagens, jardins e vasos, por sua fragrância, folhagem atrativa e facilidade de cuidado. Com 28 variedades de lavanda, variando de forte a suave, pode-se encontrar uma que se ajuste a sua necessidade. Como são classificadas como ervas, a planta e particularmente as flores perfumadas, têm muitos usos de cosméticos e medicinais a culinários. Cultivar uma dessas plantas proporcionará flores em abundância para diversas utilizações.

Outras pessoas estão lendo

Cosméticos

As flores de lavanda têm sido utilizadas para aplicações cosméticas desde tempos antigos. A palavra lavanda vem da expressão latina "lavare", significando "lavar". São usadas em banhos para relaxamento e alívio de pele seca, como máscaras para olhos e vaporizantes faciais perfumados. Seu óleo pode ser extraído para confecção de essências ou óleo de lavanda. Esse óleo pode ser feito em casa para uso em loções, óleos de massagem, xampus, sabões e outros cuidados de beleza.

Medicina

De acordo como Centro Médico da Universidade de Maryland, pesquisa tem demonstrado que o aroma de flores de lavanda, quando inalados, podem produzir um efeito tranquilizante, calmante e sedativo que ajuda a aliviar a ansiedade, a depressão, a insônia e a fadiga. Os aromaterapeutas a utilizam para aliviar dores de cabeça e estresse, enquanto herbalistas aplicam óleo e essências de lavanda para tratamento de infecções bacterianas, eczemas (dermatites), feridas e acne. As vantagens medicinais dessas flores estão se tornando progressivamente aceitáveis na comunidade médica, à medida que mais estudos validam seus benefícios.

Culinária

As flores de lavanda possuem um sabor suave, adocicado, que é ideal para o preparo de receitas culinárias, já que não têm sido usados pesticidas ou químicos na planta antes da colheita. As flores aromáticas são utilizadas em saladas, chás, mel, manteiga e vinagres aromatizados, bolos e biscoitos delicados, sorvete ou sorbet, açúcares aromatizados e doces, geleia, e podem ser substitutas do alecrim em receitas e marinadas de carnes.

Decoração

As flores de lavanda usadas na decoração de residências não são apenas atrativas, mas preenchem o ar com um sutil aroma perfumado por semanas. Utilize um buquê simples de flores de lavanda recém colhidas ou integre-as em um arranjo multi floral para acentuar mais as flores de rosas, lírios e margaridas. A lavanda é uma excelente flor seca, mantendo sua cor e o aroma sutil. Coloque-as em um arranjo de flores secas, ou remova as flores dos caules adicionando a uma miscelânea. Quando usadas como sachês, podem repelir insetos e traças de armários e gavetas. Crie uma coroa de flores para sua porta de entrada ou para um local dentro da casa. Ela poderá ser feita de lavanda recém colhida e que tenha secado naturalmente, ou começar com flores secas para um aroma menos intenso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível