on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que as folhas ficam marrons?

Espera-se que as folhas fiquem marrons, amarelas ou laranjas ao caírem. No entanto, as folhas de plantas interiores e exteriores também podem ficar marrons a qualquer momento, porque precisam de um pouco de cuidados extra.

Folha (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

No outono

No verão, as folhas estão cheias de clorofila, o que torna-as verdes. As folhas usam a clorofila, juntamente da luz solar, para produzir a glicose que precisam para crescer. Esse processo é chamado de fotossíntese. No outono, os dias ficam mais curtos, então não há luz suficiente para a fotossíntese ocorrer. No inverno, a clorofila verde desaparece, então o amarelo e o laranja das folhas se mostram completamente. Algumas folhas também ficam marrons, devido aos resíduos deixados nelas.

Loading...

Primeira geada

Uma geada pode arruinar as belas cores do outono, matando as folhas, transformando-as em marrom e levando-as a cair mais cedo.

Pontas marrons nas folhas

Às vezes, nem toda a folha fica marrom, apenas as bordas e pontinhas. Essas partes amarronzadas indicam que a planta está estressada, geralmente por não receber água suficiente. Pode ser necessário fornecer água extra às plantas ou melhorar o solo com matéria orgânica, para que ele possa segurar melhor a água. As plantas em vasos podem precisar ser replantadas, para que as raízes tenham mais espaço para crescer.

Rega excessiva

Regar excessivamente as plantas também podem levar as folhas a ficarem marrons. Antes de regar as suas plantas, verifique se elas precisam de água, inserindo o dedo no solo a cerca de 2,5 cm de profundidade. Se o solo parecer seco ou levemente úmido, então a sua planta estará pronta para receber um copo de água.

Pontas marrons nas folhas

Geralmente, as manchas marrons nas plantas são recorrentes de um fungo que ocorre quando a rega é feita com água fria, que permanece sobre as folhas durante toda a noite. Para as plantas caseiras, é melhor utilizar água em temperatura ambiente. Regue as plantas interiores e exteriores no início do dia, para que a folhagem seque antes da noite.

Fertilizantes

Adubo em excesso também pode levar as folhas a ficarem marrons. Se as folhas das suas plantas estiverem ficando marrons, não as fertilize por três ou quatro semanas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...