Mais
×

Como funciona um compressor de anel líquido?

Atualizada April 17, 2017

Um compressor de anel líquido é um tipo de compressor de deslocamento rotativo que funciona ao encher uma câmara com ar, reduzindo o volume dela. O equipamento consiste de uma estrutura que é parcialmente cheia com líquido e um impulsor ou rotor com pás ou palhetas fixas. Compressores de anel líquido são normalmente utilizados para recuperação de gases ou vapores em aplicações industriais.

Compressores de anel líquido são utilizados para recuperação de gases industriais (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Impulsor

O impulsor é montado excentricamente - sobre um eixo que está fora do centro da carcaça do compressor - e o líquido se move através das pás ao girar. O impulsor transmite força centrífuga, ou para fora, ao líquido, o que forma um anel ao redor das paredes da carcaça do compressor. O líquido transfere energia do impulsor para o gás ou vapor.

Fricção

O anel líquido proporciona uma alternativa ao pistão para se comprimir gases sem fricção. A energia cinética do anel líquido é convertida em energia estática que é utilizada para comprimir o gás.

Resfriamento

O líquido, geralmente água, em um compressor de anel líquido entra em contato direto com o gás que está sendo comprimido. Isto gera um efeito de resfriamento direto, fazendo com que a temperatura do gás aumente muito pouco. O compressor é recarregado com líquido novo ou o líquido é resfriado e reciclado.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article