Como funciona um navegador de internet

Escrito por paul favors | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um navegador de internet
Como a internet funciona? (Comstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Visão Geral

Um navegador (ou web browser, em inglês, termo bastante utilizado pela informática) permite que usuários da Internet vejam e interajam com elementos carregados através de um site ou uma rede local. O objetivo principal do navegador é permitir acesso fácil à informação através do uso de hyperlinks, método usado para ir de página em página a partir de uma só fonte. Os três principais navegadores são o Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e o Netscape. Entretanto, existem outros menores no meio dos browsers.

Básico

O navegador é um programa de download gratuito para seus usuários. Ele permite que a pessoa visualize o conteúdo da rede em sua forma gráfica ao invés de códigos HTML, a linguagem primária usada pelo programador que monta seu próprio website. Isso significa que a navegação pode ocorrer através de simples cliques ao invés de comandos mais complexos.

Identificador Uniforme de Recursos

Para que um navegador funcione adequadamente o Identificador Uniforme de Recursos (URI, de Uniform Resource Identifier) precisa ser conhecido pelo usuário. O URI é uma cadeia de caracteres que podem ser usadas para denominar um recurso da Internet. O URI é usado como endereço de um website e geralmente começa com http:. Este prefixo, particularmente, funciona de maneira a identificar um conteúdo como parte de um Protocolo de Transferência de Hipertexto (hypertext transfer protocol, e daí o http). Para arquivos locais, os URI podem aparecer como file:. Para evitar confusão, apenas um único lugar pode ser designado para uma URI específica.

Elementos

Os browsers podem suportar mais do que páginas escritas em código HTML. A maioria dos navegadores podem processar imagens, sons, vídeos ou ter plug-ins que permitam rodar Flash ou aplicativos em Java. Caso o navegador encontre um tipo de arquivo que não consiga ser decifrado e aberto, o arquivo ou download podem ser salvos em disco.

Componentes

Quando um navegador é iniciado, uma página de abertura conhecida como "Início" ou "Home" aparece na tela. Geralmente é o serviço provedor de Internet quem determina uma página padrão, mas ela pode ser facilmente trocada pelas preferências do usuário. As opções de ferramenta são encontradas no topo da tela e permitem uma navegação ainda mais simples. Embora muitos navegadores tenham diferentes ferramentas, as funções comuns incluem os botões "voltar", "avançar" e "página inicial".

Segurança

Informações podem ser facilmente interceptadas por usuários de fora caso os dados não estejam encriptados ou codificados. Para aumentar a segurança, a maioria dos navegadores possuem funcionalidades em caso de brecha. Por exemplo, alertas de segurança são mensagens que informam o usuário de um potencial dano ao entrar num website. Tal segurança também previne contra "phishing" - termo também em inglês, derivado de "fishing" (pescar) - ou o ato de tentar acessar informações pessoais ou financeiras através do e-mail. Nestas situações, o navegador checa o website enviando uma mensagem e procurando por qualquer problema anterior. As configurações de segurança da rede podem ser modificadas através das opções em "Ferramentas" na barra de ferramentas. Existe uma lista de funções que podem ser ativadas ou desativadas de acordo com as preferências do usuário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível