Como funciona um piano

Escrito por cathryn whitehead | Traduzido por nathalia romo trindade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um piano
O piano

Outras pessoas estão lendo

Como uma nota é reproduzida

Quando você pressiona uma tecla em um piano, ouve uma nota. Se você abrir o instrumento, verá o que produz o som. Um martelo de madeira coberto com feltro está ligado à parte da tecla que você não pode ver. Quando você pressiona uma tecla, ela empurra o martelo em grupos de uma, duas ou três cordas de aço e levanta o amortecedor fora das cordas. A vibração das cordas produz o som. Quando você tira o dedo da tecla, o martelo cai de volta no lugar, o amortecedor repousa sobre as cordas, e as vibrações param. Cada corda vibra em uma frequência diferente, dependendo do comprimento, peso, tensão e espessura das cordas. Notas agudas vêm de cordas mais curtas, mais leves e mais esticadas. Cordas mais finas, mais frouxas e mais longas produzem notas de baixa frequência.

Como funciona um piano
A diferença entre comprimento, peso, tensão e espessura das cordas altera o som produzido pelo piano

Volume, afinação e tom

As cordas vibrando por si só não produzem um som muito alto. Há um tampo de madeira dentro do piano com tiras de madeira pregadas através dele para amplificar o som. Há também pedais nos pianos que estão ligados ao amortecedor que tornam o som mais suave ou sustentam a nota. Pianos mais recentes têm um pedal no meio que pode fazer uma das três coisas . Ele pode levantar apenas os amortecedores nas notas graves, pode silenciar as notas para um som muito suave colocando um pano entre os martelos e cordas ou pode sustentar a nota ou notas que foram tocadas quando o pedal foi pressionado.

A maioria dos pianos que você tem em sua casa precisam ser ajustados a cada 6 meses. Um piano afinado para concerto é ajustado para que a corda para a nota A acima do C sétimo vibre 440 vezes por segundo. Durante um período de 6 meses, os pianos têm suas cordas gradualmente desajustadas. Depois de 6 meses, normalmente você nota que ele soa desafinado.

A qualidade do tom em seu piano depende de como o seu piano é construído. A tensão, o comprimento e o diâmetro do fio, o material com que o fio é feito, o número de cordas que estão agrupadas por nota e o layout das cordas fazem a diferença no tom. A qualidade da madeira com que o tampo é feito, onde a ponte é colocada e a espessura dela influenciam no quão rico o tom é. Procure pianos com tampos sólidos e elegantes. O material com que o martelo é coberto, o tamanho e peso do martelo, o quão longe da ponte a corda é atingida pelo martelo e quão dura é a superfície de impacto determinam o tom de um piano.

Como funciona um piano
Pianos que vemos hoje são diferentes dos que artistas famosos como Mozart, Bach e Beethoven tocavam

Tipos de piano

Pianos que vemos hoje são diferentes dos que artistas famosos como Mozart, Bach e Beethoven tocavam. Existem dois tipos básicos de pianos hoje: o piano de cauda e o vertical. Os pianos de cauda têm posicionamento horizontal das cordas e quadro com as cordas que se estendem longo do teclado. Os pianos de cauda são muito grandes, permitem que as cordas que vibrem mais livremente e produzam melhor som. O piano de cauda tem uma alavanca em cada chave para travar o martelo perto das cordas, enquanto as chaves são repetidas e tocam rapidamente. Isso permite que você toque notas em staccato e trinados rapidamente. Pianos verticais são menores do que pianos de cauda porque as cordas e o quadro são verticais e se estendem em ambas as direções a partir do teclado e martelos. O retorno do martelo em pianos verticais depende de fontes que podem desgastar. Mas um piano vertical de alta qualidade que é bem cuidado e regularmente afinado pode produzir uma qualidade de som tão boa quanto a de um piano de cauda, enquanto ocupa muito menos espaço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível