Como funciona uma pistola de solda?

Escrito por peggy deland | Traduzido por elisa dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona uma pistola de solda?
Aprenda como funciona uma pistola de solda (Soldering gun. Creative Commons photo by ""Bgrimer"")

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Uma pistola de solda é uma ferramenta criada para fornecer o calor necessário para o derretimento e a aplicação da solda. A solda é usada como material condutor em conexões elétricas e em ligações fracas entre metais, como trabalhos em metais leves.

Como funciona uma pistola de solda?
Uma pistola de solda é uma ferramenta criada para fornecer o calor necessário para o derretimento e aplicação da solda

Pistolas de solda X Ferros de solda

Embora pistolas de solda e ferros de solda desempenhem a mesma função básica, existem algumas diferenças entre as duas ferramentas. Pistolas de solda são desenhadas para uso intermitente, enquanto ferros de solta são feitos para manter o calor por longos períodos de tempo. Uma pistola de solda não usa bobinas e resistências para gerar calor, como os ferros de solda. Em vez disso, possui um transformador que converte 110 V em uma voltagem mais baixa. Tal voltagem passa pela ponta de solda de cobre, que então é aquecida pelo fluxo através da ponta e geralmente atinge a temperatura de operação em 15 segundos. A maioria das pistolas de solda incluem uma pequena lanterna que se acende quando o gatilho é pressionado. Isso permite maior visibilidade do material a ser soldado. Ferros de solda, ao contrário, normalmente ficam ligados assim que conectados à tomada, e continuam assim até que sejam retirados.

Como funciona uma pistola de solda?
Ferros de solda são diferentes das pistolas

Solda

Uma vez que a pistola de solda tenha atingido a temperatura de operação, a solda é aplicada na ponta num processo conhecido como estanhagem. Isso serve ao duplo propósito de limpar a ponta de soldas antigas que interfeririam na soldagem e derreter a nova solda que será aplicada no trabalho. A ponta estanhada é então momentaneamente aplicada nas duas peças de material que serão soldadas e solda adicional é aplicada a partir do rolo no material, e não da ponta da pistola de solda.

A temperatura de soldagem adequada é atingida quando a solda flui livremente ao ser encostada no trabalho. Uma boa junta soldada fica brilhante e apresenta bordas lisas.

A solda tende a se mover para a fonte do calor, portanto, ao soldar duas peças de metal liso, a solda tende a fluir para a ponta. A capilaridade direciona a solda para a junta quando a temperatura correta é atingida.

Como funciona uma pistola de solda?
Fios de solda

Cuidados

Após estabelecida a conexão, não mova o trabalho até que a solda tenha se solidificado. Isso normalmente não leva mais do que 30 segundos, e, muitas vezes, ocorre ainda mais rapidamente. Tome cuidado ao manusear a pistola de solda e após o uso, pois a ponta continuará quente por algum tempo, podendo incendiar materiais inflamáveis. Embora a solda não seja utilizável para certos metais, tais como alumínio e níquel, outros materiais como folhas de metal revestidas de zinco, cobre e prata podem ser facilmente soldados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível